Os 5 helicópteros mais fora de série do mundo

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Helicópteros são vistos em diversas partes do mundo, facilitando sempre o acesso em qualquer tipo de situação – seja para transporte, resgate, esporte ou outros fins. Vamos conhecer agora os 5 helicópteros que possuem algum ponto que os torna uma máquina totalmente fora de série.

5º: Westland Lynx

O primeiro helicóptero acrobático do mundo não poderia ficar de fora dessa lista. Esta máquina recebe o 5º lugar por sua excelente manobrabilidade e funções. Possui o recorde de helicóptero mais rápido do mundo. Na Guerra das Malvinas, por exemplo, nenhum Lynx foi abatido. Somente três unidades foram destruídas a bordo de navios, por conta de ataques aéreos argentinos.

4º: Mil Mi-8

O “Hip”, como é designado pela OTAN, merece a 4ª colocação por sua resistência material e importância em missões, como evacuações pelo Exército Popular da Iugoslávia. Muitos foram avariados com artilharias leves e pesadas, porém sem nenhuma baixa. Outra missão muito importante para registrar na história desta máquina foi a absorção de radiação do reator quatro da usina de Chernobyl.

3º: Eurocopter AS350 Esquilo

O Esquilo é um dos helicópteros mais formidáveis já construídos, recebendo a 3ª colocação por ser o mais utilizado em missões governamentais em todo o mundo. Toda essa confiança no aparelho se dá em 35 anos de produção mundial, e 33 anos no Brasil. Com o seu maior operador governamental brasileiro, o Grupamento de Radiopatrulha Aérea João Negrão (famoso Grupamento Águia da PMESP), estes helicópteros podem realizar missões de busca e salvamento, resgate, combate a incêndio e transporte de órgãos e pessoas.

2º: Aérospatiale SA 313 / SA 318 Alouette II

Com o recorde mundial de ultrapassar 36.000 pés, este helicóptero é o ícone no que diz respeito a resgate aéreo. Ele pode atingir grandes altitudes e chegar aos locais mais remotos que se possa imaginar com certa facilidade, tudo graças ao seu motor Turbomeca Artouste, originalmente utilizado como APU dos aviões Handley Page Victor, Hawker Siddeley Trident e Vickers VC-10.

1º: Robinson R22

Recebendo a primeira colocação, o R22 é uma bela aeronave de baixo custo e consumo. É hoje o principal equipamento para a formação dos pilotos em asas rotativas, graças justamente aos seus baixos custos de aquisição e manutenção. Ele possui um sistema simples e bastante seguro de funcionamento. Possui ainda o sistema de Embreagem de Roda Livre, que tem a função de desconectar o motor do eixo de transmissão caso este gire mais devagar que os rotores, proporcionando grande facilidade e segurança para a manobra de auto-rotação.

Andrews Claudino