Algumas empresas aéreas se destacam por aspectos que agradam bastante o cliente, como atendimento ou pontualidade. Mas há também algumas que se classificam como as “melhores das melhores”. A Skytrax, por exemplo, é uma empresa de consultoria e análise do mercado da aviação mundial, tendo como objetivo eleger as melhores aéreas, levando em consideração itens como melhor serviço, tripulação, melhores aeroportos, serviços de entretenimento, entre outros.
Dentre as empresas na lista das melhores do mundo, temos também a classificação das empresas 5 estrelas. As principais 5 estrelas a operar no Brasil são: Qatar Airways, Singapore Airlines e Emirates Airlines.
Para se ter uma ideia, a Singapore gasta cerca de 700 milhões de dólares em alimentos a cada ano, 16 milhões só com vinho. Os passageiros da primeira classe consomem, em média, 20 mil garrafas de bebidas alcoólicas a cada mês. A SIA também é a segunda maior compradora de champanhe Dom Pérignon no mundo.
Todo esse luxo acaba fazendo com que essas empresas sejam merecidamente consideradas 5 estrelas pela Skytrax. Dentre elas, temos as seguintes:
Baseada em Hong Kong, a Cathay atende até 125 destinos pela Europa, Asia, África e América. Com suas poltronas especiais e reclináveis até 180º, proporciona um conforto extremo, além do nível de entretenimento, com internet de alta velocidade e comida servida com um grande nível de luxo. É classificada com 5 estrelas na primeira classe, e 4 estrelas nas classes executiva e econômica.
Seu serviço pode ser igualado a um hotel 5 estrelas. Antes de cada voo, é entregue um pijama de Givenchy, toalhas com fragrâncias e loções para o corpo. Seu atendimento pode ser chamado de sensacional, ou até mesmo perfeito. O mais curioso é que a Singapore Airlines cobra menos por uma viagem à Espanha do que a própria Ibéria ou Air Europa. Recebe 5 estrelas na primeira e classe executiva, e 4 estrelas na econômica.
Além de ser 5 estrelas, a ANA (All Nippon Airways) está na lista das companhias mais luxuosas do mundo, com edredons almofadados de seda fina. O serviço de bordo é à la carte e inclui especialidades japonesas de extrema qualidade, bebidas e todo tipo de aperitivo, com destaque para o champanhe Cuvée. A ANA recebe 5 estrelas na primeira classe, executiva e econômica premium, e 4 estrelas na econômica.
É uma excelente companhia, e uma das maiores detentoras de conexões entre seus mais de 80 destinos em todos os continentes. Dentre suas qualidades, o passageiro da primeira classe pode optar por um serviço de chofer em uma BMW Série 7 para chegar ao aeroporto. O conforto é extraordinário e com uma vasta gama de opções de entretenimento. O cardápio é especializado em pratos elaborados com mariscos, caviar e lagostas, dentre outros. E inacreditavelmente, acaba sendo mais barato sair do Brasil para a Argentina pela Qatar do que pelas aéreas com que estamos acostumados. A Qatar recebe 5 estrelas nas classes primeira, executiva e econômica por sua excelência.
Considerada a número 1 em quase todos os lugares, a Emirates é a principal concorrente da Qatar no quesito luxo. Dentre os seus serviços 5 estrelas, o passageiro conta até com limousine com chofer até o aeroporto, e a utilização de pratos de porcelana da linha Real Doutlon. Entretenimento é o que não falta dentro de seus aviões, contendo mais de 500 canais para optar durante o voo. Seu serviço de bordo é requintado, com um cardápio digno de um restaurante 5 estrelas.
Nesta lista também temos Asiana Airlines, Malaysia Airlines e Hainan Airlines.
- Sky Commuter: Melhor em torrar dinheiro do que qualquer outra coisa - 10/02/2015
- Antonov no Brasil, mais provável do que imaginamos - 09/02/2015
- Combate a incêndios: A tecnologia atual - 04/02/2015