Em todo aeroclube, sem exceção, existe aquela famosa conversa sobre pistas em terrível estado, ou aeroportos onde o pouso e decolagem são verdadeiros feitos. Há sempre alguém que diz pousar numa pista “impossível”, ou algum aluno que conta uma arremetida emocionante. Mas você já parou pra pensar em quais aeroportos ao redor do mundo os pilotos realmente têm mais dificuldade de operar?
Confira a seguir os oito aeroportos mais perigosos do mundo:
8°: Aeroporto de Courchevel – França
Situado a 6.500 pés de altitude e no meio do Alpes franceses, esse aeroporto poderia facilmente desbancar os outros 7 acima se tivesse uma pista um pouco menor, que já é de 525 metros. A pista tem um aclive muito característico, o que ironicamente auxilia nas operações de pousos e decolagens.
7°: Aeroporto Juancho, Ilhas de Saba – Caribe
Esse aeroporto possui a menor pista comercial operacional do mundo, com 400 metros. Dessa forma, muito poucos modelos podem operar ali. A localização geográfica dificulta ainda mais a situação, pois o vento que vem do mar deixa qualquer operação no limite, e consome ainda mais as reservas de segurança que o piloto procura ter.
6°: Aeroporto internacional de Gibraltar
Esse aeroporto não chegaria a ser um aeroporto muito perigoso, não fosse por um detalhe: uma rodovia atravessa a pista. Gibraltar não é um país lá muito grande, com somente 7 km quadrados de extensão territorial. A topografia não ajuda na organização da cidade, então a rodovia precisou atravessar o aeroporto. Dessa forma, uma logística muito eficiente precisou ser empregada para a operação do mesmo, sem direito a falhas.
5°: Aeroporto da Madeira – Portugal
Este aeroporto assusta qualquer piloto, e particularmente a mim. Conhecido por pousos incríveis realizados sob muito forte vento de través, ele desafia a habilidade dos pilotos mais experientes das linhas aéreas. Também não possui zona de parada após a pista. Flutuar e fazer um pouso mais corrido não é opção num jato pesado.
4°: Aeroporto Agatti – India
Este aeroporto fica localizado em uma estreita faixa de terra, num arquipélago da costa da Índia. Apesar de estar ao nível do mar, isso só piora as coisas. Sem zona de parada ou suporte terrestre para as aeronaves, em uma possível situação adversa o avião vai parar na água a qualquer deslize. Sem aeroportos de alternativa próximos, a operação se limita aos ATR 42 e 72 em voos semanais.
3°: Aeroporto Princess Juliana – St Marteen
Esse aeroporto também possui uma grande popularidade em função dos incontáveis vídeos que são publicados sobre ele. A razão de ser um aeroporto tão perigoso é por estar localizado literalmente na praia. As aeronaves passam tão baixo sobre a cabeceira que os banhistas por vezes se assustam, e durante a decolagem, podem ser empurrados pelos fortes ventos dos motores. Sem chance para erro e com uma pista de 2.300 metros, rodeada por morros e montanhas, ele sem dúvida faz jus à sua fama.
2°: Aeroporto de Tenzing-Hillary – Nepal
Também popularmente conhecido com Lukla, esse aeroporto se faz muito popular por diversos vídeos publicados, mostrando pousos realmente dignos de ases em operações diárias. Por razões óbvias, visualmente ele é classificado como um dos aeroportos mais perigosos de se voar. Se você tem o PP e por um acaso deseja fazer uma navegação no Nepal, escolha outro aeroporto! Com uma pista de 450 metros e situada a 9500 pés de altitude, não seria a melhor alternativa para você.
1°: Aeroporto de Svalbard – Noruega
Incrivelmente, nesse aeroporto hoje opera uma companhia aérea chamada Scandinavian Airlines. Ele situa-se num arquipélago chamado Svalbard, e opera praticamente o ano inteiro coberto de neve. Sua operação é proibida durante o verão, quando o sol nem aparece no horizonte, e a visibilidade cai para zero com a névoa. Sua pista mede em torno de 2 mil metros, sendo relativamente grande. Mas isso não ajuda em nada quando as condições climáticas da região resolvem tornar o voo impossível.
- Voamos o mesmo voo de Dumont - 22/08/2014
- Wing Fences e Spoilers - 21/08/2014
- O Canard - 20/08/2014