Na Rússia, um veículo para pushback utilizado até hoje em muitos aeroportos é o lendário Tatra T813/T815. O primeiro protótipo foi construído em 1960, utilizando os sistemas do já existente na época Tatra T138 4×4, que foi o primeiro veículo da fabricante.
Sua construção tubular facilitou que ele fosse utilizado com segurança como veículo de Pushback. Sua vantagem é a resistência às tensões e flexões que seu eixo (e quase toda sua estrutura) sofre ao transportar cargas muito pesadas. Além disso, o cliente pode especificar quantos eixos deseja que ele tenha, na hora de adquiri-lo.
Podendo ser 4×4, 6×6 ou 8×8, sua força para rebocar ou empurrar uma aeronave de grande porte, mesmo quando totalmente carregada, é proveniente do seu motor T-930 V12. Com esse motor e suas opções de chassis, é possível utilizá-lo como guindaste, carroceria de antiaéreo, artilharia, e também para serviços diversos, onde está incluso o pushback.
O design também conta muito. Esses caminhões, assim como os tratores tradicionais, não são projetados especificamente para esse fim. Então, os engates também são pontos importantes. Devem ser fortes o bastante para aguentar o processo de empurrar e puxar, e também compridos o bastante para que o veículo possa fazer uma curva sem danificar a aeronave.
Há ainda alguns engates que não são pesados e não se parecem resistentes, como os de liga leve de alumínio, que podem ser transportados a bordo de um avião. Além desses, há também engates motorizados, e ainda com fontes de energia e várias outras tecnologias, que podem atender muito bem um King Air, por exemplo.
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