A rotina do ar

Pilotos e comissários não têm direito a uma rotina normal. Se pela manha estão em São Paulo, por exemplo, facilmente podem estar em Santiago no Chile para o almoço. Malas prontas e a disposição de deixar seu conforto a qualquer momento são mais do que necessários. Claro que existe uma escala: durante um período em torno de 15 dias, pode-se saber quando você estará em casa. No entanto, você pode estar de sobreaviso, ou precisar comparecer ao aeroporto e ficar de reserva para o próximo voo. Justamente em função desses pontos, que para certas pessoas são desvantagens, muitos se frustram ou não conseguem aproveitar o que a profissão realmente oferece, pois entram sem conhecer esses detalhes e descobrem não ter o perfil ou “dom”, como alguns citam ser preciso.

Alguns comissários que questionei sobre como lidam com essa rotina de voos constantes disseram que o melhor de tudo é estar onde se quer estar, fazendo algo que as pessoas admiram e almejam. Todos eles também fazem menção às vantagens de se conhecer novos lugares todos os dias, mas citam que isso tudo traz uma conseqüência um tanto que ruim, que é a distância da família. Nesta reportagem, feita pelo site G1, uma comissária relata que passou os últimos 15 natais e anos novos no ar, acompanhada somente da sua equipe de bordo, e claro, dos passageiros. Ainda assim, ela afirma ser gratificante a sua profissão.

Mas calma, não pense que o comissário vive uma vida de escravidão. Além do que regulamenta a Consolidação das Leis Trabalhistas, o CBaer (Código Brasileiro de Aeronáutica) também limita e especifica a carga horária de todos os profissionais da aviação – sejam mecânicos, DOV’s, pilotos ou mesmo comissários. Segundo o CBaer, há um limite de 85 horas mensais, incluindo extras durante sábados, domingos e feriados. Uma vez que tenha atingido o limite de 8 horas trabalhadas, o comissário cumpre seu turno de descanso de 12 horas, em hotel designado pela companhia próximo ao local de pouso, ou mesmo em casa, caso o último voo tenha sido de retorno à sua base.

Eduardo Mateus Nobrega
Redes
Latest posts by Eduardo Mateus Nobrega (see all)