O Sikorsky SH-3 Sea King é um verdadeiro helicóptero multi-uso. Inicialmente sendo projetado para combate a submarinos, e tendo um marco no design e utilidades, ele foi o primeiro helicóptero ASW (anti-submarine warfare) a utilizar motores Turboshaft, também sendo o primeiro helicóptero anfíbio do mundo.
Ele foi introduzido em 1961 na marinha dos EUA, e permanece em serviço até hoje, em muitas forças armadas de diversos países como o Rei do Mar. No Brasil, o Sea King começou a operar nos anos 70, quando foram inicialmente entregues 4 aparelhos SH-3D.
Durante muitos anos foi operado pela Marinha do Brasil embarcado no NAeL Minas Gerais, sempre a serviço do 1º Esquadrão de Helicópteros Anti-Submarino (HS-1). Há poucos anos, surgiu um dilema se seria mais vantajosa uma modernização ou substituição desses equipamentos. Devido aos novos tipos de sensores e formas de instalações, a MB optou em substituí-los.
O SH-3 sempre teve a vantagem de operar embarcado por conta de alguns fatores, como sua cauda e pás do rotor principal dobráveis, sendo isso o que mais chamou a atenção para que fossem encomendadas diversas unidades pelas potências de vários países.
Muitos pilotos que operam essa máquina em busca e salvamento sempre elogiaram a vantagem que essas aeronaves têm em estabilidade com seu piloto automático, e por sempre serem confiáveis em qualquer terreno e condições meteorológicas. Realmente, a Sikorsky acertou ao criar este belo helicóptero multi-uso.
- Sky Commuter: Melhor em torrar dinheiro do que qualquer outra coisa - 10/02/2015
- Antonov no Brasil, mais provável do que imaginamos - 09/02/2015
- Combate a incêndios: A tecnologia atual - 04/02/2015