Sopwith 1 ½ Strutter

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O Strutter foi um biplano britânico multi-função de dois lugares, que serviu durante a Primeira Guerra. Esse avião foi basicamente a primeira aeronave britânica projetada com dois lugares para combater em uma guerra, e também foi o primeiro avião britânico a entrar em serviço com sincronizador de metralhadora.

Em dezembro de 1914, a Sopwith Aviation Company projetou um pequeno biplano alimentado por um motor de 80 cv, que ficou conhecido como “Sigrist Bus”, e depois, como “Fred Sigrist”. Essa aeronave voou pela primeira vez em junho de 1915, estabelecendo um novo recorde de altitude britânica em seu voo. Na época, a intenção era construir somente um demonstrador para apresentar à empresa.

O Sigrist Bus serviu de base para uma nova aeronave desenhada por Herbert Smith. Ele era alimentado por um motor Clerget de 110 cv. Esse motor foi conectado a uma fuselagem com um par de asas curtas, e por conta de seu tamanho incomum, foi apelidado de 1 ½ Strutter.

Essa aeronave, com trem de pouso convencional e construída basicamente em madeira e lona, foi configurada com um lugar para o artilheiro, e outo para o piloto sentado à frente, liberando um bom campo de visão para o artilheiro, que portava uma arma Lewis. A leve incidência do leme horizontal era configurada para ser ajustada manualmente, caso o piloto desejasse. O uso de “air brakes” sob as asas ajudava a reduzir muito a distância nos pousos.

Após ser aceito para servir à Royal Flying Corps, o Strutter passou a ser produzido com sistema de sincronização projetado pela Vickers-Challenger, que logo possibilitou a alteração das armas Lewis para Vickers. Mas mesmo esse sistema, assim como outros de sua época, não era muito confiável em serviço.

Essa máquina tem um longo histórico operacional servindo às forças britânicas. Suas principais funções eram de combate, reconhecimento, assistência e escolta. Ele provou ser muito eficiente, porém sofreu bastante durante as batalhas conhecidas como “Abril sangrento”. Pela França, suas missões não foram muito diferente das britânicas, tendo um total de 4500 exemplares construídos naquele país.

Andrews Claudino