Submerso, o perigo é maior ainda

posted in: Artigos | 2

Na semana passada, falamos do I-400, o submarino-aeródromo. Aproveitando o ensejo desse assunto, vocês podem imaginar um submarino com sistema antiaéreo submerso?

Os mísseis do tipo “IDAS” (Interactive Defense and Attack System for Submarines) nada mais são do que mísseis lançados pelo tubo de torpedo, que ainda submersos, desdobram suas asas e acionam seu motor foguete.

Quando alcança a superfície do mar, o míssil entra em um regime de voo controlado até seu alvo desejado. Seu sistema é baseado no IRIS-T ar-ar, e foi projetado principalmente para ameaças como helicópteros, mas também pode ser utilizado contra alvos flutuantes, ou até alvos terrestres em áreas costeiras.

Este míssil foi desenvolvido para equipar os novos submarinos da classe 212 da Marinha Alemã. Sua entrada em serviço será neste ano de 2014, e equipará os submarinos ainda em desenvolvimento, como o “Type 216”.

Sua forma de lançamento será num tubo padrão de torpedo de 533 mm, onde caberão quatro mísseis deste tipo. Serão disparados de um sistema tipo revólver, com a capacidade de abater helicópteros anti-submarinos. Seu alcance será de 20 km, desde o submarino até o seu alvo.

Andrews Claudino