Um dos resultados das Olimpíadas de Atenas

posted in: Artigos | 0

Construído em 1938, o Aeroporto de Ellinikon foi invadido pela Alemanha em 1941, e serviu como base aérea para a Luftwaffe durante a ocupação. Após a Segunda Guerra, o governo grego permitiu que os EUA usassem o aeroporto de 1945 a 1993. Ele era conhecido então como Hassani Airport. A USAF utilizou o aeroporto para transportes aéreos entre Roma e alguns locais no Oriente Médio.

A USAF renovaria o contrato em 1988, mas a Grécia decidiu não estender o acordo, encerrando as operações da USAF em 1991. O aeroporto passou então a ser base operacional da grega Olympic Airways. O Terminal Oeste era reservado à Olympic, e a área Leste era designada a todas as outras companhias aéreas. O aeroporto atendeu 12 milhões de passageiros por ano.

Com o anúncio dos Jogos Olímpicos que ocorreriam na Grécia, o aeroporto Ellinikon manteve suas atividades até 2001, quando se concluiria a construção de um novo aeroporto para receber todos que pisariam no país. Mesmo com o fechamento, o aeroporto antigo serviu como depósito para equipamentos esportivos dos países participantes. Até alguns hangares foram transformados em quadras de basquete, e espaços para a prática de alguns outros esportes.

Infelizmente, não foi só o aeroporto que foi abandonado dessa forma. Quase todas as instalações que atenderam aos Jogos Olímpicos de 2004, cujas construções totalizaram um gasto de € 8.954.000.000, permanecem hoje abandonadas. Entre elas estão campos de futebol, piscinas olímpicas, quadras, tatames, ringues e muitos outros locais.

O Aeroporto Internacional Ellinikon permanece abandonado até hoje, lembrando até um cenário de filme de terror. Com a quebra econômica da Grécia, que assombra o país há anos, o aeroporto não apresentava nenhum tipo de chance de retornar às operações normais. Porém um tipo de “luz no fim do túnel” parece ter aparecido.

Um grupo chamado Lambda Development possui um projeto nomeado de “Ellinikon Project”, que visa aplicar 8 bilhões de Euros para reconstruir toda a área que faz parte do aeroporto. As intenções de entrega do projeto são para 2016, e toda essa mega reforma conta com um parque enorme, dois grandes hotéis, um shopping center, instalações esportivas e um clube marítimo. Em minha opinião pessoal, as instalações esportivas utilizadas durante os jogos bem que poderiam ser reaproveitadas para tentar um incentivo internacional.

[youtube http://youtu.be/4Zn-3UnaCtc]

Andrews Claudino