As verdadeiras funções do Comissário

Muito se comenta sobre quais são as reais funções de um comissário durante o voo. Alguns os desvalorizam, outros já os admiram por coisas que não são o foco da profissão. É preciso entender que o sentido básico ou função primordial de um comissário, quando a bordo de uma aeronave, é manter a segurança do voo. Sem dúvida não podemos esquecer do aspecto mais importante que um comissário exerce, além é claro da segurança dos passageiros: a imagem da empresa. Mas como a imagem da empresa depende dos comissários de bordo? A resposta é um tanto que intuitiva, então pensemos juntos:

Uma vez que a qualidade das aeronaves e dos serviços de voo é muito semelhante entre as empresas, como fazer a diferença no mercado? Essa diferença é feita dentro da cabine. Hoje o comissário tenta, de todas as formas, driblar a limitação econômica das empresas, de forma a proporcionar sempre o melhor atendimento. Aí é que nasce o real serviço de bordo dentro de uma aeronave: dentro das obrigações impostas pela lei, limitações econômicas e marketing da empresa a bordo, de uma forma que seja talvez notada por mim e por você, que optamos por utilizar determinada empresa aérea.

Um fato curioso é que, em algumas empresas do Oriente Médio, os comissários são treinados para avaliar cada passageiro, no sentido de observar seu comportamento e postura. Algumas teorias comprovam que é possível analisar as intenções de uma pessoa, somente por alguns fatores na sua fisionomia. Partindo dessa ideia, os comissários recebem treinamento apropriado para identificar pessoas que possam estar mal intencionadas, muito nervosas, escondendo algo da tripulação, ou mesmo tentando burlar alguma regra. É uma habilidade muito investigativa, e que se faz necessária em determinadas regiões, onde atentados ocorrem constantemente e uma atitude como essa pode prevenir algo mais sério durante o voo. Essa avaliação não se limita somente a fatores comportamentais dos passageiros, mas também a fatores físicos. É preciso, por exemplo, perceber e questionar um passageiro sobre algum tipo de sintoma que o mesmo demonstre durante o embarque, e se necessário, impedi-lo de embarcar conforme regulamentam as leis federais.

Essa função em especial do comissário é muito delicada e importante. Costumo dizer que as funções dos comissários de bordo, em determinados momentos, são mais importantes do que as funções de qualquer outro membro da tripulação. Os clientes, responsáveis pelos ganhos da empresa, passam pelas mãos dos comissários. Uma empresa não ganha quando um passageiro viaja apenas uma vez nela, mas sim, quando repete a opção e mantém a preferência. Claro que isso envolve o preço cobrado, mas uma vez que o passageiro ache justo e se sinta satisfeito pelo que pagou, a chance de manter a escolha aumenta muito, e isso claramente depende bastante da tripulação a bordo da aeronave.

Eduardo Mateus Nobrega
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