Dúvida – Para ser piloto de avião é preciso ter dom?

posted in: Duvidas | 1

Seguindo com nossa série sobre dúvidas quanto à formação aeronáutica, vamos responder à pergunta de hoje:

Dúvida

Oscar Lima Alfa !! Não sei se a minha pergunta pode ser sem noção ou não mas , tenho um amigo que está começando as suas horas do PP agora , ele sente que não está pegando o jeito e fica falando “eu não levo jeito pra coisa” coisas do tipo . Ai fica minha dúvida , sera que na aviação você já tem que “nascer com o dom” ? Claro que no começo uns sentem mais dificuldade que outros e cada caso é um caso mas , com o tempo melhora ? Sera muito pessimismo da parte dele ?

Tenho uma outra pergunta , a aviação está passando por tempos ruins todos sabem , estou fazendo o PP e , muita gente dentro e fora da aviação tem me desanimado em questão do meu futuro , eu estava com a idéia de quando acabar minha formação tentar algo como INVA no começo mas , a partir do ano que vem vai ficar ainda mais difícil pra isso , e creio que até lá ainda não vou estar checado PC por questões financeiras , a minha pergunta é a seguinte , quais caminhos devo seguir a partir do check de PC/IFR ?

Desde já , obrigado !!

Marcelo Alba.

Nossa resposta

Marcelo,

Sou INVA prático desde Abril/2012, ou seja, há quase dois anos. Quando eu era aluno, tive dificuldade para realizar o voo solo. Reprovei um pouco mais do que o normal durante o treinamento de toque e arremetida. Porém não desisti do meu sonho, conseguindo realizar o voo solo algumas horas depois. Após essa fase, sempre tive que estudar muito em casa, principalmente durante a fase do teórico do PCA, além de ter muita dedicação na fase do simulador e treinamento IFR-prático.

Trabalhando como INVA, vi muitos casos de alunos com dificuldades, alguns inclusive pensando em abandonar o curso durante o simulador IFR. E foi dando instrução para esses alunos que tive a certeza de que, na aviação, são necessários amor pela profissão e uma grande dedicação. Isso faz nascer o dom para ser piloto. Todas as pessoas que se dedicam aos estudos conseguem superar os obstáculos que podem aparecer durante o treinamento do PPA, PCA, e até nos treinamentos nas companhias aéreas. Um grande erro do jovem piloto é achar que os estudos vão terminar após o PCA, ou após a prova do PLA teórico. A necessidade de continuar estudando existirá para sempre, pois a cada mudança de aeronave vem um novo ground school, com novos treinamentos em simuladores de voo.

Todos nós teremos dificuldade em algum momento da nossa carreira de piloto. O importante é saber como vamos superar essa dificuldade. E nesse momento surge aquela pergunta: você quer ser piloto por amor ou pelo salário? Se a resposta for por amor à profissão, te digo que com muito empenho e dedicação você vai atingir o objetivo desejado.

Sobre o mercado instável da aviação, recomendo que você leia este post que fiz sobre esse assunto.

Atenciosamente,

Rodrigo Satoshi
INVA – Instrutor de Voo de Avião

O leitor de hoje enviou sua dúvida através do nosso e-mail. Você pode fazer o mesmo, caso não encontre a resposta nas perguntas já respondidas.

Rodrigo Satoshi
Redes