“Eu desisti da aviação” | Minha Proa: 008

posted in: Artigos, Minha Proa | 4

Durante uma aproximação para pouso, o piloto tem sempre que decidir se segue em frente ou aborta essa intenção. As demais decisões de nossa vida não são diferentes.

Era mais um fim de tarde em São Paulo, e eu estava retornando para o litoral do estado após um dia de gravações. Depois de comprar minha passagem na rodoviária do Terminal Jabaquara, segui para minha plataforma alguns minutos antes do embarque. Eis que poucos metros antes de chegar até esta, vejo um rapaz um pouco mais novo do que eu se aproximando no sentido contrário, e dizendo as palavras que sempre me fazem sorrir: “- Você é o Sales do Canal Piloto?!”

Seu nome era Renan, e iria pegar o mesmo ônibus que eu. Após alguns minutos de conversa sobre o Canal Piloto e a relação dele com a aviação, ele solta a fatídica frase: “Eu desisti da aviação”.

O jovem me conta que estava em São Paulo não para fazer algum curso teórico ou aulas de voo. Estava, na verdade, retornando da faculdade de Direito que estava cursando, área que veio a se tornar uma nova paixão após a aviação.

Quando perguntei o motivo por ter desistido e migrado de área, ele citou que um dos motivos indiretos foi o próprio Canal Piloto – não por algum conteúdo em específico divulgado por nós, mas sim pela mensagem constante que inserimos em vários episódios, citando a importância de uma pesquisa e planejamento aprofundados antes de ingressar na aviação.

Ele afirmou que colocou em prática muitos dos conselhos que citamos: pesquisou as escolas e aeroclubes da região, os visitou pessoalmente, já havia escolhido o local para a emissão do CMA, e acima de tudo havia feito um planejamento financeiro detalhado sobre essa primeira etapa. Foi nesse momento, pouco antes de prestar os exames para o certificado médico, que ele reconheceu que seu sonho de se tornar piloto era tão grande quanto os riscos de colocar isso em prática neste momento de sua vida, onde o grande investimento e o mercado de trabalho por vezes instável poderiam pender para um resultado não tão bom quanto o esperado.

Após pesquisar por um plano B ele achou a área de Direito, para a qual novamente se dedicou a pesquisar e estudar. Conseguiu uma bolsa parcial que lhe rendeu um bom desconto nas mensalidades, permitindo colocar esse novo plano em prática mesmo em uma instituição particular.

Mesmo ele já tendo decidido, inclusive, a área na qual desejava se especializar dentro da nova profissão, eu não poderia ter deixado de citar para ele que também existe a área do Direito Aeronáutico, que lhe permitiria atuar em um nicho que uniria suas duas paixões.

Apesar de toda a conversa que tivemos naqueles 15 minutos, abordando a aparente escolha correta que ele fez em migrar para outra área, essa interação não poderia ter acabado com um melhor diálogo, pois ao final foi citado o mais pertinente:

– […] e então eu resolvi desisti de ser piloto.
– É… Por enquanto ;)

Abraços,

Sales

Alexandre Sales
Redes
Latest posts by Alexandre Sales (see all)