Você sai da aviação, mas a aviação não sai de você | Minha Proa: 007

posted in: Artigos, Minha Proa | 1

Desde que começamos a disponibilizar aulas particulares e consultoria em nosso site, acabamos por descobrir um novo público envolto nessa área: os ex-pilotos e entusiastas.

Como citamos em outro capítulo, pelo fato de haver ministrado instrução no simulador do X-Plane na Brasil Game Show, sempre que um cliente adquiria esse simulador e necessitava de auxílio na sua configuração e voo de modo geral, eu era a pessoa recomendada. Quando lançamos o nosso serviço de aulas e consultoria, sabia que esse segmento também seria explorado, mas não imaginei que haveria tamanho público.

Boa parte do perfil que encontramos até então é de pessoas com mais de 35 anos, que são entusiastas da aviação de longa data ou que, no passado, tiveram algum contato com a aviação – como pilotos que conseguiram seu PP, mas foram obrigados a deixar seu sonho em segundo plano, por algum motivo de força maior.

Muitos deles já voavam no Flight Simulator da Microsoft, mas por saberem da boa fama do X-Plane quanto a sua física e realismo, decidiram por fazer a migração, ou até mesmo voar em ambos com diferentes objetivos. Pelo fato do X-Plane exigir uma máquina bem melhor para rodar com fluidez, e possuir uma interface menos intuitiva que o Flight Simulator, é nessa parte que temos o primeiro contato, onde auxiliamos tanto na escolha das peças do futuro computador, quanto na configuração dos joysticks e parâmetros do voo simulado.

Durante esta fase, através das perguntas e conversas, conseguimos conhecer parte da história daquela pessoa, que acaba provando que, apesar de diversas barreiras de carácter pessoal e profissional, ela pode até sair da aviação, mas a aviação jamais sairá dela.

Alguns dos entusiastas com os quais já tive contato resolveram ingressar na área dos simuladores para atender sua necessidade de voar, mesmo que virtualmente, devido ao fato de suas vidas já terem derivado para outro ramo profissional ao longo dos anos. E agora, devido a profissão, idade ou até mesmo saúde, vêem o simulador como o único meio de colocar em prática seu antigo sonho.

Do outro lado há aqueles que, apesar de estarem em outro ramo profissional, estão analisando a possibilidade de migrarem profissionalmente para a aviação, ou simplesmente tirar (ou rechecar) seu CPL ou PP e comprar um monomotor para voarem por hobby sempre que desejarem. Para que essa transição não seja algo brusco, ainda mais pelo alto investimento financeiro necessário, o simulador se mostra literalmente o test-drive (ou test-fly?) dessa intenção, através do qual eles poderão ver se toda a operação que envolve o ato do voo é algo no qual eles, de fato, queiram investir seu capital e tempo. Apesar de eu não trabalhar como instrutor na aviação real, ao menos na virtual posso ter esse prazer.

A cada novo aluno desse gênero com o qual converso fico mais maravilhado, pois é interessante notar como mesmo eles possuindo uma vida estável e uma carreira profissional de sucesso, ainda sim eles correm atrás para colocar em prática aquele sonho que, lá no fundo, apesar de tudo, ainda se mantém vivo e nivelado.

Abraços,

Sales

Alexandre Sales
Redes
Latest posts by Alexandre Sales (see all)