Nessa Terça-Feira (19), a Embraer, responsável pela modernização dos caças subsônicos A-1, realizou o primeiro voo do protótipo modernizado. A aeronave decolou da base industrial da Embraer, em Gavião Peixoto (SP). No local, encontram-se dez aeronaves que estão em processo de modernização. A Embraer planeja as primeiras entregas em 2013.
A modernização das aeronaves incluem uma revitalização estrutural, novos equipamentos como um radar SCP-01, um sistema integrado de autodefesa com alerta de detecção por radar (RWR), e de aproximação de mísseis. Além desses equipamentos, os A-1M também terão sistemas de reconhecimento e designação de alvos, além do Skyshield, que tem a capacidade de bloquear e despistar radares de busca em solo, embarcados ou de guiagem de mísseis. As características originais da aeronave como raio de ação, sonda para REVO (Reabastecimento em Voo) e os dois canhões de 30mm serão mantidas.
Luiz Carlos Aguiar, presidente da Embraer Defesa e Segurança, disse: “O A-1 é um avião genuinamente nosso, desenvolvido a partir de uma parceria entre a Embraer e a Força Aérea Brasileira. A modernização que estamos fazendo o tornará um avião muito superior à versão anterior. O piloto vai ter um avião com um grande incremento na sua capacidade operacional”.
Aproveitando a oportunidade, a fabricante realizou também a entrega do 99º e último turbo-hélice de ataque leve A-29 Super Tucano para a FAB, mais os dois últimos caças F-5M do lote original de 46 aeronaves modernizadas com novos sistemas de navegação, armamentos, computadores e radar multimodal. Atualmente, o A-29 Super Tucano é empregado no treinamento avançado de pilotos de caça e tem atuação importante no SIVAM (Sistema de Vigilância da Amazônia); Além disso o F-5M atua em conjunto com os Dassault Mirage F-2000, protegendo o espaço aéreo brasileiro como um todo.
“O Super Tucano continua nossa tradição de desenvolver aeronaves que atendam aos requisitos da Força Aérea e, ao mesmo tempo, sejam capazes de se tornar sucessos comerciais no mercado externo, enquanto a modernização do A-1 e do F-5 demonstram a nossa capacidade de desenvolver soluções integradas em sistemas complexos”, ressaltou Luiz Carlos Aguiar.
Por Antonio Ribeiro
Revisão: Athos Gabriel