Guia Básico: PPA | Parte 5 – CMA

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O CMA é o Certificado Médico Aeronáutico, que baseado no RBAC 67 certifica que um candidato está apto a operar uma aeronave sob as diversas forças e características típicas do voo, como força G, ruído constante, ar rarefeito, temperatura elevada, e outros.

Sem esse certificado o aluno não poderá sequer iniciar suas aulas de voo.

Na descrição a seguir detalharemos a sequência e processos dos exames. Com isso você poderá se planejar, e até mesmo, se auto avaliar para saber suas chances de aprovação.


Classes do CMA

O CMA é divido entre classes de acordo com as exigências físicas e responsabilidade de cada atividade aérea na qual o certificado se mostra necessário, vendo que há uma importante diferença entre você ser responsável apenas pela sua vida, e pelas vidas de centenas de passageiros.

  • 4ª Classe: Pilotos de Aviação Leve e Pilotos de Planadores
  • 3ª Classe: Controladores de Tráfego Aéreo
  • 2ª Classe: Pilotos Privados VFR ou IFR, Comissários de Voo, Pilotos de Balão e Mecânicos de Voo
  • 1ª Classe: Pilotos Comerciais e Pilotos de Linha Aérea

Caso deseje seguir com a profissão de piloto, o CMA de 2ª Classe será o seu certificado inicial ao começar o curso de Piloto Privado, sendo obrigatória a evolução para o de 1ª Classe ao longo do curso de formação de Piloto Comercial.

Também é possível fazer diretamente o de 1ª Classe, porém nem todos o fazem de início devido à validade de 1 ano do CMA de 1ª Classe, contra 5 anos do CMA de 2ª Classe, aos candidatos de até 40 anos. Entre 40 e 50 anos a validade do CMA de 2ª Classe cai para 2 anos, e acima de 50 anos, a validade é anual.


Onde realizar

Até 2017 o candidato poderia fazer seus CMA de 2ª Classe nos Hospitais Militares da Aeronáutica ou em clínicas particulares credenciadas pela ANAC, e o de 1ª Classe, apenas nos Hospitais Militares da Aeronáutica.

Desde que a regra foi atualizada, as clínicas particulares ganharam o poder de emitir tanto o CMA de 2ª quanto de o 1ª Classe, e os Hospitais Militares da Aeronáutica  deixaram de atender os pilotos civis.

Através de uma breve pesquisa no Google você facilmente conseguirá encontrar as clínicas credenciada pela ANAC em sua região. A maioria delas estão localizadas nas maiores metrópoles de cada estado.

Como detalharemos a seguir, você comparecerá no dia agendado levando alguns exames, e fará outros no próprio local. O processo inicia de manhã e o resultado é emitido já na tarde.

Os preços podem variar, mas no caso de São Paulo em 2020, o valor do CMA é praticado a R$ 399.


Agendamento

A maioria das clínicas particulares requerem agendamento através de seus sites, mas como possuem movimento moderado, o candidato geralmente consegue vagas para a mesma semana.

Se tiver dúvidas sobre o processo, procure ligar ao local. Caso você compeça no dia sem que seu nome esteja no sistema, há grande chances de você não poder ser atendido.


Exames para seu convênio

Como já citado, você não fará 100% dos exames na clínica, vendo que alguns requerem equipamentos custosos, como os de Raio-X. Parte deles você terá de fazer através de seu convênio médico ou via laboratório particular.

A seguir listaremos alguns dos que podem ser solicitados, mas não se impressione com o tamanho da lista, boa parte dos tópicos são apenas para um exame, como o hemograma, que abate boa parte destes.

  • Hemograma completo (Att: hematócrito)
  • Tipagem sangüínea (Att: ABO e RH)
  • Creatinina
  • Colesterol (total e frações)
  • Glicemia (Att: jejum)
  • Triglicérides
  • Urina I (Att: depósitos e sedimentos)
  • Teste Ergométrico (Att: com laudo)
  • Rx de tórax (Att: frente com laudo)
  • Rx seios da face (Att: com laudo)
  • Eletroencefalograma (Att: com fotoestímulo e laudo)
  • Ácido Úrico (Somente 35 anos ou mais)
  • Rx panorâmico Odontológico (Att: com laudo) (Somente Pilotos)
  • Audiometria Tonal (Somente Pilotos)
  • Beta HCG (Somente Mulheres)
  • E ainda: RG original e 2 cópias do RG e CPF

Verifique com sua clínica de escolha qual a lista de exames que ela solicita, vendo que isso pode variar. Também há casos onde a própria clínica oferece alguns desses exames, como o hemograma, porém podem ser cobrados separadamente. Com isso, verifique quais desses exames seu convênio médico pode atender.


Pagamento

O pagamento, feito no ato da chegada e abertura do cadastro, normalmente pode ser feito em dinheiro ou cartão. Contudo, o pagamento em espécie pode ser até 10% menor que o pago via cartão. Informe-se e programe sua economia.


Fase inicial

Após a confirmação do agendamento e pagamento, o candidato é solicitado a preencher um longa ficha com questionários, que possui diversos objetivos.

Nela o candidato irá responder desde perguntas sobre seu histórico médico e atuais problemas de saúde, até responder questões psicológicas, que serão utilizadas pelos profissionais para apoiar o teste psicológico que virá a seguir.

Seja honesto nas respostas, porém tenha bom senso e não detalhe mais que o necessário. Coso tenha tido problemas de saúde no passado mas já tratados, como gastrite, alergia temporária, ou quebrado o dedo mindinho, não há motivos para inserir isso no histórico médico.

Dependendo da organização de sua clínica, também é nessa fase onde você passará por um rápido check up de pressão, peso e altura, e entregará os exames que a clínica possa ter solicitado externamente, como raio-x, teste ergométrico e eletrocardiograma.


Laboratório

Caso você não tenha levado o exame pronto, e tenha optado por fazer seu hemograma na clínica (se ela tiver essa opção), esse tende a ser o próximo passo, pelo fato de todos os candidatos estarem de jejum.

Sendo chamado, candidato irá ter seu sangue coletado, e também receberá os recipientes para a coleta do exame de urina, que serão preenchidos no banheiro especial do próprio local.

Após liberado, o candidato pode tomar seu café da manhã, na forma de café, suco e bolachas que são normalmente oferecidos como cortesia. Porém, é recomendável segurar sua fome por enquanto, vendo que você ainda deverá passar pelo exame odontológico.


Odontologia

Essa fase merece uma atenção extra, vendo que pequenas cáries, canal mal feito, dentes tortos que possam afetar o nervo, e outras fatores mais, podem deixar de pendência ou reprovar o candidato. Deste modo, caso você esteja desconfiado sobre como anda sua saúde bucal, é recomendável passar em um odontologista particular antes do exame oficial.

Fatores estéticos como dentes levemente amarelados, ou dentes com marcas de aparelho recém-tirado não são problema. Você está prestando o exame para piloto, e não para garoto propaganda da Colgate, fique tranquilo.

Tendo aguardado sua vez, o candidato ingressa na sala e deita-se em uma cadeira de dentista como qualquer outra. O odontologista examinará os dentes com os instrumentos típicos, enquanto compara com a radiografia que você levou, para checar possíveis dentes tortos, detalhes de aparelhos ortodônticos caso o tenha, e outros fatores.

Estando tudo certo ou não, o médico informará no mesmo momento.


Oftalmologia

Ao chegar na sala especial serão feitos testes típicos, como qualquer outro exame oftalmológico de rotina.

O primeiro consiste em ler algumas letras de diferentes tamanhos projetadas em uma parede distante. Outro é uma simples leitura de símbolos bem na frente de seu rosto, para checar sua visão a curta distância.

Para finalizar, há o teste de daltonismo, feito através da leitura de pictogramas coloridos com números escondidos dentre eles. Se você conseguir lê-los corretamente, não é daltônico.

Caso você utilize óculos, isso não será problema de modo algum, portanto não entre sem eles ou tente escondê-los. Os exames normalmente serão feitos utilizando as lentes, e o médico medirá o grau das mesmas em um aparelho específico, para anexar em sua ficha a observação “Utilizar lentes corretoras”.

Mesmo que você utilize lentes de contato, será requerido levar seus óculos normais para passar pelo exame.

Caso você tenha problemas no exame de daltonismo, não se desespere. Há diversos graus de daltonismo, e você poderá passar por outros exames especiais para definir o seu. Nem todos reprovam.


Audiometria tonal

Caso você seja um daqueles que vive com fones de ouvido em um volume considerável, essa é a hora do julgamento final. Dentro da sala do exame haverá uma cabine com vedação acústica, e sentado dentro o candidato colocará um par de fones de ouvido. Através deles, o responsável enviará baixíssimos tons de áudio nos fones direito e esquerdo, em diferentes momentos. O candidato então deverá levantar o braço do lado em que escuta o áudio.

Um ou outro apito poderá passar desapercebido, mas se isso ocorrer com muita frequência durante o teste, o final pode não ser feliz.


Otorrinolaringologia

Nesta etapa o doutor visualizará o canal interno de seus ouvidos e narinas, com o objetivo de procurar por obstruções de cera ou materiais esponjosos que possam afetar a audição ou respiração.

O Desvio de Septo, no caso das narinas, é um dos problemas mais comuns. Ele pode ser corrigido com cirurgia, mas requer algumas semanas de recuperação. É mais um problema que você pode checar em seu convênio médico antes de tentar fazer seu CMA.


Inicial X Revalidação

O processo para obtenção do CMA se divide nas duas categorias citadas, o Inicial para aqueles que estão fazendo pela primeira vez o CMA, e o de Revalidação para aqueles que o estão renovando.

Essa divisão é citada aqui pois dependendo da clínica, o exame psicotécnico pode ser feito de modo separado entre turmas Iniciais e de Revalidação, ou até, dispensados no caso de revalidação.

Em suma, no caso de CMA Inicial é certeza dele ocorrer. No caso de Revalidação, pode ser que você faça o mesmo teste novamente, faça um diferente, ou até, não seja necessário o realizar dessa vez ao renovar o CMA.


Exame psicotécnico

Seguindo a lista é a hora dos exames de psiquiatria, começando com o completo e demorado psicotécnico.

O exame, que é composto por vários testes, é feito em uma sala com todos os candidatos reunidos em mesas individuais. Um dos testes é o de Raciocínio e Agilidade, o qual é feito com uma folha que contém vários símbolos, e no topo da mesma, um padrão em especial. O padrão citado está mesclado em diferentes locais da folha, várias vezes. Ao sinal do fiscal, os candidatos terão X minutos para circular dentre os vários símbolos da folha, aquele padrão que foi indicado acima. Caso circule algum erroneamente, ainda é possível riscar o círculo feito para anulá-lo.

Caso o candidato circule poucos símbolos, circule muitos porém vários deles errados, ou corrija demasiadamente as escolhas que fez, o fiscal não ficará feliz. Normalmente é dada uma segunda chance.

Outro, é o teste com desenhos. O fiscal solicitará que se desenhe em uma folha em branco um homem, uma casa, uma árvore, ou outras figuras tão simples quanto. As ilustrações serão entregues aos examinadores que avaliarão as mesmas baseadas nos detalhes, como grama no chão no desenho da casa, galhos no desenho da árvore, e roupas e felicidade no desenho da figura humana, portanto se atente a isso. Vale ressaltar que todos tem de ser feitos a mão livre. Mesmo que você tenha uma caneta e um lápis, não poderá usar um deles como régua para fazer um traço em linha reta por exemplo.

Em paralelo pode ocorrer um questionário sobre si próprio e sobre os desenhos que fez. Perguntas simples, óbvias ou incomuns podem ocorrer, como:

  • Esta árvore está viva?
  • O morador dessa casa mora sozinho ou com a família?
  • Essa pessoa está feliz?
  • Você já teve pensamentos suicidas?

Também é comum que se ocorra um teste de memória, podendo envolver palavras, figuras ou ambos. O candidato tem um curto tempo para memorizar elementos de uma página, e após devolvê-la, precisa identificar ou escrever o nome desses mesmos elementos em outra folha.

Ao final dos testes os candidatos são liberados ainda sem saber o resultado final dessa etapa. Se necessário, serão chamados individualmente após.


Entrevista com o psicólogo

Podendo ser feita em separado, ou no mesmo momento em que você entrega o questionário que escreveu ao entrar na clínica, este é o momento onde se aplica a frase “Tudo o que você disser poderá ser usado contra você”.

Na breve conversa, o psicólogo irá lhe fazer algumas perguntas simples, que podem ter respostas simples ou não, tais como:

  • Porque você resolveu se tornar piloto?
  • Sua família lhe apoiou?
  • Com quem mora e como é a relação com sua família?
  • O que gosta de fazer no seu tempo livre?

Apesar da tensão do momento é tudo muito simples, basta responder coerentemente e saber se controlar. Uma das causas de reprovação nesta fase é justamente a ansiedade.


Aprovação, pendência e reprovação

Nesse jogo de xadrez que é o CMA, o futuro aviador pode ter três resultados:

Aprovação: O candidato é considerado apto a voar, e pode ir feliz para casa.

Pendência: Resultado emitido quando o candidato possui um problema, mas que pode ser corrigido em curto espaço de tempo, como ter de usar óculos para corrigir a visão, ou ter uma cárie em um dos dentes. O prazo para o candidato retornar com seu problema resolvido normalmente é de 30 dias. Se o prazo for ultrapassado, este terá de pagar novamente e fazer todos os exames mais uma vez. A pendência também pode ser aplicada caso o candidato tenha esquecido de levar no dia algum exame solicitado.

Reprovação: O candidato possui um problema que o impossibilita permanentemente de pilotar, ou que requer um longo prazo para recuperação. Como, por exemplo, ter apenas 50% da audição no caso de impossibilidade permanente, ou estar subnutrido, no caso de recuperação a longo prazo.

Ser reprovado não quer dizer ser impossibilitado. Caso seu problema de saúde possa ser resolvido, você sempre poderá tentar novamente.

Se você for reprovado mas não concordar com tal resultado, ainda é possível entrar com um recurso junta a ANAC, e solicitar uma nova avaliação, no mesmo ou em outro local.

Normalmente você sabe do resultado da aprovação, reprovação ou pendência no mesmo dia.


Lógica do julgamento

Até para prever um possível resultado, é importante entender o raciocínio por trás do julgamento final da junta médica. Ele primariamente é baseado na seguinte pergunta: “Esse problema de saúde pode interferir na operação do voo?”

Exemplos: Se após um acidente você perdeu parte da cartilagem da orelha, isso interferirá na operação da aeronave? Não, então não será problema. Por outro lado, se você se acidentou e perdeu parte do movimento de um dos braços, isso sim prejudicará a operação, e consequentemente acarretará na reprovação.

Baseado nisso você mesmo pode avaliar sua situação atual.


O que não reprova no exame

Na lista a seguir estão alguns problemas que muitas pessoas acreditam ser um agente de reprovação no CMA, mas que na verdade não causam nenhuma restrição:

  • Utilizar óculos
  • Estatura alta ou baixa
  • Estar acima do peso, desde que com os níveis do sangue normais
  • Ter diabetes ou carências no sangue, desde que controladas
  • Ser mulher (sim, ainda há pessoas que acham isso)
  • Problemas que sejam permanentes mas que já estejam tratados ou controlados

O que reprova no exame

Confira essa pequena lista.


Diferenças das avaliações entre as Classes de CMA

Há e não há diferenças, pois apesar dos exames serem os mesmos para todas as classes, as margens de aceitação que os médicos utilizam se estreitam ao conforme se eleva a Classe do CMA.

Por exemplo, uma pessoa com o colesterol muito alto poderia ser aprovada para o CMA de 4ª Classe de Piloto de Aviação Leve, mas não para o de 2ª Classe de Piloto Privado. Ou alguém com uma audição debilitada, poderia conseguir o CMA de 2ª Classe de PP, mas não o de 1ª Classe de PLA.

Não há tabela ou regra escrita para apontar os exatos limites de cada exame, a avaliação varia de acordo com o local e avaliador. Inclusive há casos de pessoas que sempre ficavam de pendência ou reprovação na “Clínica A”, mas conseguiram passar de primeira na “Clínica B”.


Validade do CMA

A validade do mesmo varia de acordo com a categoria citada no início do guia, e com a idade do candidato:

  • 1 ano para PLA e PC, ou 6 meses para maiores de 40 anos voando no transporte comercial de passageiros, ou com apenas 1 piloto, e para os maiores de 60 anos voando em transporte comercial.
  • 5 anos para PP, PP-IFR, CMS, PBL, PPL e CPL até 50 anos, ou 1 ano para maiores de 50 anos
  • 1 ano para MCV e OEE

O candidato poderá revalidar um CMA até 5 anos após seu vencimento. Passando disso, terá de fazer novamente o exame inicial completo.


Como saber do resultado oficial e quando posso voar?

Até 2012, o CMA, que na época se chamava CCF (Certificado de Capacidade Física) era um documento físico, e portanto o candidato deveria aguardar algumas horas para sair de lá com o seu documento em mãos quando aprovado.

Abaixo, meu antigo CCF de 2ª Classe de PP, emitido em Clínica Particular, e em seguida o de Piloto Comercial, emitido no Hospital da Aeronáutica de São Paulo.

Porém atualmente o CMA é apenas um certificado digital, que vai diretamente para o site da ANAC. Com isso, o candidato que acabou de fazer todos os exames pode livrar o local e aguardar 48h para ver o resultado através do site da ANAC. As clínicas também costuma notificar via e-mail sobre o envio do processo.

Mas é importante ressaltar que, caso você tenha feito algum exame que leve um tempo a mais para ser processado, como o caso do hemograma na própria clínica, você só poderá saber o resultado deste quando o laboratório o emitir dias depois. Porém é baixa as chances do candidato ser reprovado no teste de sangue, se for uma pessoa relativamente saudável.

De todo modo, dando tudo certo, o candidato poderá iniciar suas aulas de voo em cerca de 2 dias após sair da clínica.


Revalidação

Como já mencionado, revalidar o CMA é mais simples porque algumas clínicas requerem menos exames. Mas ironicamente, nem todas praticam um menor preço para a revalidação em comparação ao CMA inicial.

Em comparação, a lista de exames a serem levados pode diminuir:

  • Hemograma completo
  • Glicemia (Att: jejum)
  • Creatinina
  • Colesterol (Att: Total e frações)
  • Triglicérides
  • Urina I (Att: depósitos e sedimentos)
  • Rx panorâmico Odontológico com laudo (Somente Pilotos)
  • Audiometria Tonal (Somente Pilotos)
  • Beta HCG (Somente Mulheres)
  • Teste Ergométrico (Somente 30 anos ou mais)
  • Ácido Úrico (Somente 35 anos ou mais)
  • Código ANAC
  • E ainda: RG original e 2 cópias do RG e CPF

Levando esses mesmos exames prontos através de seu convênio à sua clínica particular, o processo se mantém o mesmo, porém poderá ser mais rápido devido ao menor número de testes.


Encerramento

Em comparação ao exame de saúde do DETRAN, o da ANAC pode surpreender e quiça assustar. Mas procure continuar pesquisando e se informando, inclusive com sua clínica de escolha, e irá ver que esse é apenas um teste para piloto, e não para astronauta. Não é algo de outro mundo.

Comparecendo ao local já sabendo como serão os exames, você ficará mais tranquilo e terá um melhor desempenho nos testes.

Se milhares de futuros pilotos conseguem o fazer anualmente, você também terá sucesso.


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