ANAC abre audiência para verificar satisfação de passageiros com necessidades especiais

posted in: Canal Piloto Reporta | 2

Nessa segunda-feira (6), a ANAC afirmou que abriu uma audiência pública especial nessa semana, que servirá para receber críticas e sugestões sobre o acesso de passageiros com necessidades especiais aos serviços de transporte aéreo. Até o dia 5 de setembro desse ano, as contribuições poderão ser enviadas à página da web, criada especialmente pela agência.

O órgão nacional deverá exigir a instalação de equipamentos nos aeroportos do país, para tentar melhorar a qualidade de atendimento aos passageiros. A resolução da proposta afirma que o cronograma para a instalação dos aparelhos que auxiliarão os passageiros mais necessitados deverá ser cumprido até junho de 2013, isso nos aeroportos com mais de 7 milhões de passageiros/ano.

Para os aeroportos com mais de 2 milhões de passageiros por ano o prazo vencerá em dezembro de 2013; dezembro de 2014 será o limite para aeroportos com mais de 500 mil passageiros por ano; e dezembro de 2015 para aeroportos que movimentam menos de 500 mil passageiro por ano. 

Se todas as propostas da ANAC forem aprovadas, as mudanças ocorrerão na Resolução 9/2007 da própria agência. As medidas propostas envolvem procedimentos prévios à viagem, acessibilidade no aeroporto, embarque, assistência durante a viagem e desembarque. 

Os passageiros a serem beneficiados são os portadores de deficiência; pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, gestantes; lactantes; pessoas acompanhadas por criança de colo; crianças desacompanhadas; ou pessoas com mobilidade reduzida. 

O necessário mesmo é ter os terminais equipados com várias pontes de embarque, os fingers, que com certeza evitariam muitos transtornos para os mais necessitados, ao invés de construir terminais remotos sem licitações, obrigando alguns passageiros a andar nos ônibus da Infraero.

A notícia vem em momento oportuno, se lembram do caso do escritor paraplégico que foi esquecido dentro de um avião da TAM?

Por Antonio Ribeiro

Renato Cobel
Redes