Nessa quinta-feira (20), o Governo Federal anunciou que enviará um avião Lockheed C-130 Hercules da FAB, equipado com um sistema de combate a incêndios, ao Equador, para poder ajudar esse país no combate aos incêndios florestais que afetam várias províncias.
De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, o envio da aeronave, que conta com um sistema de contenção de incêndios, foi solicitado pelo governo do presidente Rafael Correa. Vale lembrar que o avião já foi usado pela própria FAB para conter incêndios em Brasília (DF).
De acordo com numa nota divulgada, o Brasil expressou sua disposição em apoiar os esforços do Equador na luta contra o fogo, na qual o governo manifestou seu pesar pelos danos ambientais e materiais causados pelas chamas.
Até agora, os incêndios florestais queimaram cerca de nove mil hectares de florestas e pastos, de acordo com o informado nessa quarta-feira (19) pela ministra de Ambiente equatoriana, Marcela Aguiñaga. Marcela também assegurou que a maioria de incêndios registrados no país foi provocada pelo homem.
De acordo com a ministra, a maioria dos incêndios foi extinta graças à intervenção de bombeiros, policiais e militares que participaram da operação de extinção.
Irônico, não? Quando há algum incêndio de tamanhas proporções por aqui, mandam no máximo alguns bombeiros e voluntários com abafadores.
Por Antonio Ribeiro
Imagem: “AirSpeed”