Até hoje, muitos países procuram aprimorar o poder bélico e equipamentos de guerra, como blindados, carros, anfíbios, navios e aviões. Porém, muitos dos projetos não saem nem do papel ou do primeiro protótipo, e em quase todas essas inovações, acabam vindo de um intuito de dar continuidade a algum equipamento que já fez muito sucesso em serviço.
Um exemplo disso é o Lockheed SR-71 Blackbird, que além de quebrar o recorde de velocidade de 3400 km/h, foi muito bem aprovado em seu emprego como aeronave de reconhecimento.
Podendo voar facilmente a 30 km de altitude em altíssimas velocidades, o Blackbird espionou muito a União Soviética no período da Guerra Fria. Era a única aeronave que poderia realizar essas missões, sem ser abatido pelo poderoso sistema de defesa antiaérea soviético daquela época.
Devido aos altíssimos custos operacionais, o Blackbird foi retirado de serviço e substituído por modernos satélites espiões, que estavam entrando em serviço naquele momento.
Especialistas acreditam até hoje que o Pentágono possui um avião secreto projetado para substituir o Blackbird, com capacidade de atingir velocidades superiores a Mach. 4, podendo voar a altitudes de 30 a 60 km. Mas o governo americano nega as alegações sobre a existência desse super avião, cuja designação seria “Aurora”, como relatam os estudiosos do assunto.
Infelizmente, não há nenhuma foto que possa tornar essa hipótese completamente válida, somente desenhos feitos por especialistas de como seria o formato real desta aeronave, ou fotos de péssima qualidade, onde aparece somente a silhueta.
Se por um acaso esta aeronave existir, certamente utiliza um sistema de propulsão ramjet para conseguir manter a aeronave em altíssimas velocidades, por longos períodos de tempo. De acordo com esses especialistas, o projeto do Aurora deu-se início entre as décadas de 80 e 90, pela Lockheed Martin.
Tais especulações surgiram devido à forma que o Blackbird foi retirado de serviço, e “substituído” por satélites espiões. Inegavelmente é meio estranho, por conta das vantagens que o Blackbird proporcionava.
Se realmente existir um substituto, ele será de grande porte, semelhante aos grandes bombardeiros, como o B-52, com comprimento e altíssima autonomia. No entanto, o Aurora continua a ser mais um dos mitos da modernização da aviação militar, que possivelmente continuará assim por muitos anos, alimentando a fantasia dos entusiastas da aviação militar pelo mundo inteiro.
Saiba mais:
- Sky Commuter: Melhor em torrar dinheiro do que qualquer outra coisa - 10/02/2015
- Antonov no Brasil, mais provável do que imaginamos - 09/02/2015
- Combate a incêndios: A tecnologia atual - 04/02/2015