Problemas em motores deixam Boeings 787 da ANA em solo

posted in: Canal Piloto Reporta | 0

Nessa semana, a companhia japonesa All Nippon Airways (ANA) anunciou que, devido a problemas nos motores Rolls Royce Trent 1000, que equipam os Boeing 787 Dreamliner da companhia, cinco dos onze aviões do modelo na frota da companhia precisaram sair da linha de voo. Vale lembrar que a empresa lançou o avião em Novembro do ano passado.

Até agora, dos cinco aviões que tiveram esse problema detectado, dois já foram devidamente reparados pela equipe de manutenção da ANA, e que os outros três aviões seguem no solo, aguardando diretamente da matriz da RR as peças que deverão ser substituídas. A fabricante dos motores afirmou que a duração das peças citadas possuem uma duração menor, e que mais aviões poderão ser afetados por precaução.

Até o fim do mês de junho desse ano, apenas duas companhias aéreas operavam o modelo, nas duas versões de motores: A ANA, com os Trent 1000, e a Japan Airlines, com os General Electric, com os motores Genx, que também equipam o novíssimo Boeing 747-8 Intercontinental.

Esse problema de motor não foi o primeiro enfrentado pela ANA com a operação do modelo. Em fevereiro desse ano, os primeiros voos internacionais do Boeing 787 pela ANA tiveram que ser cancelados, devido uma falha em um software do avião. A JAL afirmou também que seus 787, equipados com motores Genx, não apresentaram os mesmos problemas que os aviões da ANA.

Por Antonio Ribeiro

Renato Cobel
Redes