Review – Headset David Clark H10-13/S

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Durante vários shows aéreos, principalmente nos da FAB, você sempre entrou no cockpit daquele Bandeirante, Hercules, H-1H ou do saudoso Búfalo, e ficava encantado com a quantidade de instrumentos existentes.

Continuando nesse ‘Aircraft Tour’, você sempre notou aquele headset verde e preto, que mais combina com a camuflagem dos aviões e suas respectivas missões do que com o cockpit em si e lembra daquele novo que o aeroclube comprou pro PA-18. Então vem aquela dúvida: Será que é bom? Não é velho?

O show acaba, os aviões voltam para suas respectivas bases e você também acaba voltando para sua casa (ou alojamento de aeroclube). Lá, você chega à conclusão de que, por questões de higiene e cuidado com a saúde, você precisa comprar seu próprio headset ou trocar os de sua aeronave.

Então, você começa a procurar, procurar, procurar e procurar, até encontrar um produto de boa qualidade. E, quando você olha a marca e a foto do aparelho, logo se nota que é o mesmo que a FAB usa, ou seja, o David Clark H10-13S.

Descrição

Fabricado nos Estados Unidos, o aparelho parece ser feito de vidro à primeira vista, mas prova ser leve, resistente, versátil e confortável logo nos primeiros usos.

Logo no primeiro uso, é percebido que o H10-13S reduz a pressão sobre a cabeça, proporcionando uma redução de 23 dB no áudio oferecido ao piloto.

Fora a redução de 23 dB, mesmo sem contar com um ANR, é extremamente confortável e adaptável quando colocado nas orelhas do usuário, não possuindo nenhuma tendência a escorregar devido ao suor ou movimentos da aeronave, permanecendo sempre estável na face.

Com seu microfone desenvolvido especialmente para esse tipo de ambiente, modelo M-7A, é notado pelo controlador de voo e pelos outros passageiros da aeronave (no caso de intercomunicador) que o áudio sai límpido e sem nenhum corte. Além disso, ele é perfeitamente ajustável para a esquerda ou direita.

O H10-13S é a versão estéreo do também provado H10-13.4, e, para auxiliar ainda mais os ocupantes do avião, possui um cabo com cinco metros de comprimento e dois conectores para aeronaves de asa fixa.

As espumas utilizadas são grandes o suficiente para acomodar até mesmo as maiores orelhas sem perder o conforto, sendo forradas com um couro especial para o ambiente do cockpit. Além disso, a parte que se encaixa em cima da cabeça também é forrada com uma espuma de altíssima qualidade.

No quesito qualidade e referência, o aparelho foi aprovado pela FAA, de acordo com as normas C-57, categoria B e C-58A. E, caso o aparelho tenha algum problema, a David Clark oferece uma garantia de cinco anos.

Para quem busca uma alternativa mais barata, a David Clark também oferece o H10-30, que conta com as mesmas características do modelo anterior, mas com uma haste de microfone de design diferente.

Especificações

  • Extremamente leve
  • Redução de ruído certificada – 23 db
  • Redução drástica na pressão sobre a cabeça
  • Protetor aurícular super macio – Flo-Fit
  • Linha de conexão com plug duplo
  • Exclusivo microfone amplificado M-7A, com redutor de ruídos

Preço

Bom pessoal, por hoje é só. Até a próxima.

Antonio Ribeiro

Renato Cobel
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