SAC escolhe aeroportos que poderão servir de alternativa para a Copa de 2014

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Nessa terça-feira (02), a SAC apresentou ao Grupo Executivo da Copa (GECOPA) a lista de aeroportos que poderiam servir como alternativa para desafogar os aeroportos das cidades-sede da Copa de 2014. O planejamento foi realizado em conjunto com o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), do Comando da Aeronáutica do Ministério da Defesa.

A Aviação regular teve como critérios de seleção de aeródromos públicos vários atributos, como distância com raio de até 250 quilômetros da cidade sede dos jogos, a existência de um terminal de passageiros e de uma pista de pouso com mais de 1.500 metros.

Com isso, se por algum acaso ocorrer algum problema meteorológico ou por motivos de gerenciamento de locais para estacionamento, a aeronave poderá aguardar ou pernoitar em um aeroporto alternativo.

Para a Aviação Geral, aeródromos, públicos ou não, com raio de até 500 quilômetros de distância das cidades sedes foram selecionados pelo órgão. Também foram observados critérios como pista com mais de 1.300 metros e com resistência superior a PCN 7 (classificação de resistência do pavimento da pista).

Essa lista que foi apresentada ao GECOPA é dividida em duas partes: Aeródromos de destino e aeródromos alternativos, já prevendo um direcionamento de acordo com as características do voo: internacional, doméstico, aviação geral ou VIP (autoridades, delegações ou chefes de Estado).

No caso dos jogos em Brasília, por exemplo, os aeródromos de destino para aviação doméstica serão o Aeroporto de Brasília e de Goiânia. Internacional, apenas o Aeroporto de Brasília. Aviação geral: Brasília, Anápolis e Base Aérea de Anápolis. VIP: Base Aérea de Brasília. Os aeródromos alternativos serão: Confins, Uberlândia e Uberaba, todos em Minas Gerais.

Será divertido ver uma base aérea funcionando como um aeroporto civil. Será que as companhias contratarão militares da FAB para realizar o check-in dos passageiros?

Por Antonio Ribeiro
Imagem: Reprodução

Renato Cobel
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