Na última quinta-feira, 14 de Junho, a Marinha dos Estados Unidos anunciou o seu mais novo avião não tripulado: o Northrop Grumman MQ-4C Triton, projetado para missões de reconhecimento marítimo, vigilância, apoio a comunicação, interdição, e outros serviços de inteligência.
Ainda de acordo com o comunicado à imprensa da U.S. Navy, a aeronave possui quase 40 metros de envergadura, conta com um novo sistema de radar em 360 graus e pode cobrir até 6,99 milhões de quilômetros quadrados em uma única missão, podendo ainda ser considerada uma evolução do também VANT (Veículo Aéreo Não-Tripulado) Northrop Grumman RQ-4 Global Hawk, também operado pela U.S. Navy. Um ótimo substituto para os nossos E/R-99, não acham?
Não é de hoje que a U.S Navy investe nesse tipo de arma, que tem se mostrado uma ótima alternativa para substituir aviões tripulados que fazem essa missão (Como o Lockheed U-2 para espionagem na época da Guerra Fria, por exemplo). E com o advento de novas tecnologias, esses veículos tendem a ficar mais modernos. A Aviação Civil também passou a utilizar desses veículos para algumas atividades, como monitoramento de gado, mapeamento de incêndios, patrulha rodoviária e em anti-pirataria, o que os torna ainda mais valorizados.
Por Antonio Ribeiro
Revisão: Athos Gabriel