A lenda do Low Cost

posted in: Prof Franco Rovedo, Textos | 2

A lenda do Low Cost
Texto: Franco Rovedo – Vitrine: Eduardo Godoi

O “Low Cost” é o termo em inglês, utilizado na aviação, para identificar aquelas empresas que se preocupam mais com o baixo custo de suas passagens do que com a qualidade do atendimento e conforto dos passageiros.

A Ryanair é uma companhia aérea de baixo custo com base em Dublin, Irlanda. É uma das maiores companhias aéreas da Europa no setor low cost, e é conhecida por usar (e abusar) desta abordagem comercial.

Criada em 1985 por Christy Ryan, Tony Ryan e Liam Lonergan, empresários irlandeses, a empresa sempre teve a missão de oferecer voos de baixo custo do Reino Unido para a Irlanda.

Em 1991 foi contratado Michael O’Leary, o atual presidente da companhia, com a tarefa de seguir o modelo da Southwest Airlines norte-americana, a primeira grande companhia aérea low cost no mundo.

A partir daí, a empresa cresceu rapidamente, chegando em 1995 com a marca de mais de dois milhões de passageiros transportados.

Por um lado, a empresa continua a se expandir rapidamente com a abertura de novas rotas e mais aviões. Por outro lado, tem sido alvo de fortes críticas, principalmente devido à falta de sensibilidade no trato com os passageiros.

Embora o preço seja realmente bastante baixo, todo e qualquer serviço ou condição anormal é cobrada à parte, gerando frustração e indignação. Os termos do contrato entre o passageiro e a empresa, também deixa pouca margem para reclamações.

No caso de cancelamento ou atraso, por exemplo, a companhia obriga o passageiro a pagar um novo bilhete.  

Outra característica é que pelo fato de usar aeroportos secundários mais baratos, muitas vezes o transporte do aeroporto para a cidade de destino final do passageiro acaba custando tanto ou mais do que a própria passagem aérea.

Para incentivar o embarque rápido, a empresa cobra mais caro por bagagem de porão. Além disso, a empresa pretende popularizar as viagens incentivando o check-in pela Internet (gratuito), e reduzindo assim os custos de emissão de cartões de embarque e pessoal.

A estratégia de O´Leary está dando muito certo, fazendo da Ryanair um sucesso comercial, porém gerando situações embaraçosas e lendas engraçadas também.

Qualquer coincidência com uma empresa nacional, não é mera coincidência.

A Vingança

Conta-se que Michael O’Leary, presidente da Ryanair chegou em um hotel em Dublin, foi até o bar e pediu uma grande caneca de cerveja tipo Guinness Especial. O barman assentiu com a cabeça e disse:

– Vai custar 1 euro, Senhor.

Um pouco surpreso, O’Leary respondeu:

– Puxa! É muito barato! – E entregou o dinheiro.
– Bem, nós queremos estar sempre à frente da concorrência – disse o barman. – Nós temos a cerveja mais barata da Irlanda. – Além disso, servimos cerveja de graça toda quarta-feira a partir das 18:00 até as 20:00 horas – completou.
– Parabéns! Seu serviço é notável – comentou Michael.
– Vejo que o senhor não trouxe sua própria caneca – disse o barman. – Precisará de uma das nossas. Vai custar apenas 4 euros.

O’Leary fez uma careta, mas deu o valor pedido.

Pegou sua bebida e caminhou em direção a uma mesa.

– Ah, o senhor quer se sentar? – perguntou o barman. – Isso vai ter um custo extra de 2 euros. Se tivesse reservado o assento, custaria apenas 1 euro.

Ao notar que O´Leary é um sujeito grande, o barman comentou:

– Acho que o senhor não vai caber na nossa cadeira padrão.
– Ninguém caberia na sua pequena cadeira “padrão” – respondeu asperamente o executivo.
– Bom… Neste caso, vai lhe custar mais 4 euros por uma cadeira maior, senhor.

O’Leary enfureceu-se em silêncio, mas pagou o valor pedido.

– Humm… Vejo que o senhor trouxe seu laptop consigo – acrescentou o barman. – E já que também não fomos avisados com antecedência, haverá uma taxa de 3 euros.

O presidente explodiu. Completamente transtornado, O’Leary se dirigiu ao bar, bateu sua caneca e gritou:

– Isso é ridículo! Eu quero falar com o gerente.
– Ah, eu vejo que o senhor deseja usar nosso balcão – diz o barman. – Vai custar apenas mais 2 euros, por favor.

O rosto de O’Leary já estava vermelho de ódio.

– Você sabe quem eu sou?
– Claro que sei… Senhor Michael O’Leary, presidente da Ryanair, a companhia aérea mais barata da Europa.
– Para mim chega! Que espécie de hotel é este? Vim para tomar uma cerveja tranquilamente e sou tratado assim. Insisto em falar com um gerente!
– Aqui está o email dele, ou se o senhor quiser, pode contatá-lo entre às 9:00 e 9:10 h, todas as manhãs, de segunda a terça-feira. Temos também este número cujas chamadas são gratuitas. A partir do momento que nosso atendente começar a responder, custará 50 centavos por minuto.
– Eu nunca mais volto a usar este hotel novamente – afimou O´Leary indignado.
– OK, senhor.  Mas lembre-se… Nós somos o único hotel na Irlanda que vende cerveja especial por 1 euro.

Franco Rovedo
franco.rovedo@gmail.com

Renato Cobel
Redes