E aí Cmtes, tudo tranquilo? Maravilha!
Trazendo mais um relato para vocês das minhas aventuras durante o curso de piloto privado, hoje falarei um pouco da minha 17a hora, penúltimo voo antes do voo solo. O próximo voo é um check para ver se estou apto para solar ou não, então, é nessa aula que eu tenho que corrigir os erros e me preparar para solar. Confiram o relato ;)
Sábado, assim que cheguei de Londrina, fui almoçar com minha família. Logo depois do almoço recebi uma ligação marcando minha próxima aula para o dia seguinte, domingo, às 16h30min. Esse horário é muito bom para voar, fim de tarde, normalmente o vento está mais calmo e o visual do fim da tarde é lindo. Domingo 7h30min eu já estava de pé.
Apesar de meu voo ser somente às 16h30min, tive que levantar cedo, pois estava escalado para trabalhar no encontro de jovens da igreja que participo (Paróquia Nossa Senhora Aparecida), e como parte da coordenação do encontro, não poderia faltar. Me arrumei, tomei café e parti pra igreja.
Acompanhei o encontro durante toda a manhã e tudo saiu conforme o combinado. Muitos jovens estavam participando, e isso me deixou muito feliz. Almocei por lá mesmo, e no cardápio tínhamos arroz, salada, farofa, frango assado e macarrão à bolonhesa. Fartei-me com a comida que estava muito boa e quando o relógio marcava 14h, deixei o encontro para ir até Londrina fazer a aula.
Passei em casa para me trocar, renovar o “bom ar”, dar uma lavada na cara e pegar os materiais para a aula. 14h30min estava a caminho de Londrina. Além da aula, eu teria que aguardar meu tio que chegaria de viagem às 21h. Para não ficar sozinho depois da aula, convidei meu amigo e parceiro de blog, Guilherme, para me fazer companhia e tomar um sorvete.
Chegando a Londrina, passei na casa dele, que fica à caminho do aeroporto, e fomos até o aeroclube. Como de praxe, olhei a escala de voo e para minha agradável surpresa, voaria com o PR-BLO e o instrutor seria meu padrinho, Thomé. Tendo em vista que os dois estavam em voo no momento, peguei os documentos e fui até a sala de briefing do aeroclube para preencher a notificação de voo e ficar à par da meteorologia e NOTAMs.
Feito isso, fiquei aguardando a chegada do BLO e do Thomé para partir para o voo. Enquanto aguardava a chegada de ambos, fiquei conversando com o Guilherme sobre a carreira, as aulas, e coisas relacionadas ao blog e aviação. O relógio marcava 16h15min quando o BLO desligou os motores. Imediatamente parti para a inspeção pré-voo e conferi o combustível. Estávamos com 20 e 25 litros em cada asa.
Com esse valor, é possível fazer o treinamento, mas por segurança, todo voo sai com pelo menos 35L em cada asa. Informei o pessoal da operação e logo o abastecimento chegou. Enquanto a aeronave era tanqueada, fiz o restante da inspeção. Tudo nos conformes, agora só faltava drenar o combustível e partir para o briefing do voo. Peguei o dreno e o galão e fui fazer a drenagem. Sem problemas também. Combustível limpo e sem água. Terminei a inspeção e avisei o Thomé. Fizemos o briefing e o voo de hoje seria praticamente o voo solo. A missão era a PS 17, o penúltimo voo antes do solo. No briefing o Thomé me disse as seguintes palavras:
– Fabão, o voo de hoje é tranquilo. O vento está bom para voar e a visibilidade também. No voo, vamos treinar algumas panes e aproximações, mas nada fora do normal. Eu quero ir passear hoje. Faz de conta que você está levando seu pai no voo, que eu não sei nada. Você é quem vai voar, fazer fonia e todos os procedimentos. Eu quero curtir o voo.
Nem preciso comentar da ótima sensação que tive ao escutar isso. Meu instrutor padrinho deixando o voo em minhas mãos, antes mesmo do voo solo. É uma coisa maravilhosa, uma sensação de conquista, de satisfação e principalmente de dever cumprido de todas as demais missões. Após essas palavras, me dirigi ao BLO, um C150 muito bonito. Branco com detalhes em azul e o vidro em um tom de verde azulado ou azul esverdeado. Uma bela máquina, além de ser mais potente que seu irmão de aeroclube, o PT-BTW. Peguei o diário de bordo e a chave e entrei no avião. Ouvi o ATIS e chamei a torre para iniciar o voo.
– Torre Londrina, muito boa tarde, PR-BLO.
– PR-BLO, torre Londrina, boa tarde. Prossiga.
– Torre, o BLO está no pátio do aeroclube, ciente da informação K, solicito acionamento e autorização para voo de TGL.
– Ciente, BLO. Acionamento a critério, acione 0155, QNH 1019. Chame quando pronto para táxi.
– Aciona 0155. Chamará para taxi, BLO.
– BLO cotejamento correto.
Assim que terminei a fonia, o Thomé terminou a verificação externa, retirou os calços e entrou na aeronave. Prosseguimos com o checklist e acionamos às 16h45min. Fizemos o check pós-acionamento e tudo dentro dos padrões novamente. Assim que terminamos o check, chamamos a torre para autorizar o taxi.
– Torre Londrina, BLO pronto para o táxi.
– BLO, taxie com cautela. Reporte ingressando no pátio principal.
– Autorizado taxi, reportarei no pátio principal, BLO.
Aumentamos o RPM do motor e começamos o taxi. No mesmo momento em que começamos nosso taxi, outras 2 aeronaves estavam acionadas também e ambas estariam em procedimento de TGL. Isso era ruim, 3 aeronaves em TGL. A aula estava com cara de que não iria render.
Bom, não tinha como cancelar, torcer para dar tudo certo. Assim que chegamos no PE da 13, havia mais uma aeronave finalizando o treinamento. Neste momento, o instrutor solicitou à torre para mudar para a frequência do aeroclube para se comunicar com a aeronave em fim de treinamento. A torre autorizou e logo o Thomé disse:
– Abílio, tem como encerrar a aula agora cara? Estaremos com 3 tráfegos em toque e arremetida. Vai ficar complicado.
– Ciente Thomé, vou efetuar pouso completo.
– Grato.
O tráfego em questão era o PR-VIE e ele estava com um aluno do PC finalizando a aula. Assim que o VIE pousou, a torre nos autorizou alinhar e manter e assim que alinhamos, já nos autorizou a decolagem. O vento estava bom. Não havia passado de 07kts naquela tarde. Além disso, estava alinhado com a pista, o que era outro fator positivo a nosso favor. Logo ao decolar, o Thomé disse:
– As manetes estão comigo.
Pronto, pane após a decolagem. Me preparei para ela. Assim que tirei o avião do chão e comecei a subir, ele retirou a potência e disse: PANE!
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Curioso para saber a próxima parte? Semana que vem ela sai ;)
Futuro Piloto
Fábio Miguel