E aí Cmtes, tudo tranquilo? Maravilha!
Como disse em um post anterior e venho dizendo há algum tempo nas redes sociais do blog, ontem, dia 06/02, comecei finalmente o tão sonhado curso de Piloto Comercial. Assim como prometi também, vou trazer, sempre que possível, e isto quer dizer, praticamente todo dia, um relato para vocês de como é a parte teórica do curso.
O intuito é tirar dúvidas e matar a curiosidade de quem ainda não começou o curso e mostrar um pouco da rotina no aeroclube. Muito bem, preparados para o primeiro dia? Então vamos nessa!
Dia 06/02/12, um dia que vai ficar marcado na minha carreira profissional como piloto. Eis que este dia começa a jornada para o curso de Piloto Comercial. Há um pouco mais de um ano, iniciava o teórico do Piloto Privado, também no Aeroclube de Londrina.
Comecei meu PP no dia 24/01/11, e um ano depois estou muito próximo de concluí-lo. Agora, estou dando um novo passo para minha carreira, iniciando o Piloto Comercial, o famoso e desejado: PC.
Entrada do Aeroclube
Tive que ir mais cedo para Londrina hoje por conta de alguns compromissos pessoais e também para levar o Guilherme para lá, já que a faculdade dele começou hoje. Findos os compromissos, dirigi-me ao aeroclube por volta das 13h, uma hora antes do início das aulas.
Chegando lá, como ainda tinha muito tempo antes da aula, dei uma passada rápida no setor de instrução para cumprimentar alguns amigos e instrutores e logo parti para a cantina, onde estavam um colega que fez o PP comigo, e que também estava na mesma turma de PC que eu, e o Abilio, instrutor e professor do aeroclube.
Ficamos conversando um tempo ali, esperando a hora da aula chegar. Nesse tempo, mais alguns alunos foram se juntando a nós, e com eles, o coordenador do curso, Lolata. Ficamos ali até as 14h, horário em que nossa aula se iniciava.
Foto tirada durante aula de Navegação, ainda no PP
Rumamos para a sala de aula, já devidamente resfriada pelo ar-condicionado. O calor em Londrina é realmente muito alto. No termômetro do carro, eram marcados 33ºC. Já no ambiente mais agradável da sala de aula, tomamos os lugares vagos e aguardamos a primeira aula começar.
Eu estava imaginando que seria como no PP, o primeiro dia seria uma explicação do curso, um panorama geral sobre o que vamos estudar, do que vamos precisar, como está o mercado, a carreira e tudo mais. Entretanto, para começar com o pé direito, tivemos duas aulas de Navegação com o professor Jonas Liasch. Ele foi meu professor de NAV no curso de PP também, é o proprietário do blog Cultura Aeronáutica, onde publica textos muito interessantes sobre aviação e autor das proezas citadas neste tópico do blog antigo.
Fonte da Imagem: cad.gov.hk
Ele explicou um pouco da matéria de navegação, a principal matéria do curso de PC e o pesadelo de todos os alunos do curso. E durante sua aula, ele fez uma breve introdução sobre o sistema de radionavegação e trouxe algumas novidades que vão ser implantadas em breve para substituir o sistema de navegação atual, como por exemplo o CNS/ATM e GNSS.
Vimos os conceitos de NDB/ADF, VOR, DME e ILS. Também estudamos a estrutura básica de uma onda eletromagnética e vimos alguns tipos de frequência e para que são usadas.
Fonte da Imagem: superiorair.co.za
Não avançamos muito na matéria hoje, até mesmo é o primeiro dia e se vierem com tudo, assusta todo mundo, haha. Então foi uma aula mais tranquila, só para relembrar o que vimos no final do PP. Após as duas aulas, tivemos um intervalo rápido, onde aproveitei para dar uma volta pelo aeroclube ver se encontrava mais alguém. E encontrei.
Era meu amigo Rodolfo, que fez o PP comigo e já checou. Ele decidiu fazer o PC dele nos EUA, e estava passando pelo aeroclube naquele momento. Aproveitei o tempo para conversar com ele e saber das novidades e do resto do pessoal do curso. Assim que o relógio marcou 16h, voltamos para a sala para ter mais duas aulas, e desta vez, seriam sobre o curso de Piloto Comercial.
O professor responsável por apresentar o curso era o Lolata. Entretanto, ele chegou na sala de aula e como a maioria dos alunos já tinha feito o PP ali, ele pulou essa parte de apresentação e falou um pouco das matérias que ele iria ministrar durante o curso, que eram as mesmas que ele já havia ministrado no PP: Meteorologia e Conhecimentos Técnicos de Aeronaves.
Fonte da Imagem: ceuaustral.astrodatabase.net
No PC, MET e CTA não diferem muito do PP, com exceção que na matéria de CTA, vamos ver o funcionamento dos motores a reação, usados nos jatos e aviões de companhias aéreas. Como a aula era apenas para falar do curso, ele resolveu dar uma bela ajuda pra gente, passando alguns conceitos de navegação que vão nos ajudar no decorrer do curso, e posso dizer com certeza: vão ajudar e muito!!!
Falamos um pouco sobre LPM (QDR), LPV, MR, MV, MMG (QDM), PV, PM e fizemos alguns exercícios envolvendo esses conceitos. Para um primeiro dia de curso, começando com praticamente 4 aulas de navegação, achei o curso muito “viciante”. A vontade de aprender é imensa e com base nesse primeiro contato que tive com navegação no PC, creio que vou gostar bastante da matéria.
Muitos falam que ela é muito difícil, complicada, praticamente impossível, mas eu sou movido por desafios. Lógico que é uma matéria chata de estudar, com muitos conceitos e cálculos, e também muito complexa e cansativa, mas isso quando você não sabe a matéria.
Como muitos já me disseram que NAV de PC é o cão, já me preparei para “enfrentá-la” e estou pronto para o que der e vier :D Ok, tenho certeza que alguns vão dizer nos comentários: “É, está achando legal agora, conceitos fáceis, coisinhas simples. Quero ver se vai continuar dizendo isso mais pra frente”, hahaha.
Bom, eu espero que continue assim. Uma coisa que eu aprendi, tanto na faculdade quanto no PP, é que se uma matéria é complexa, se apaixone por ela, dê seu máximo nela. Não é porque dizem que é difícil que você não vai tentar ou não vai gostar, é preciso ver como é antes de tirar suas conclusões.
Se uma matéria é chata e difícil, você não gostar dela só vai fazer com que as coisas fiquem piores, então, se interesse por ela e vá fundo!
E por fim, uma mudança com relação ao PP: no PP, as aulas eram distribuídas em duas por dia, isto é, tínhamos NAV nas duas primeiras e CTA nas duas últimas. Agora, no PC e acho que no PP também, cada dia da semana é destinado a uma matéria só. Alguns aeroclubes já faziam esse sistema, mas em Londrina não era assim.
O sistema tem suas vantagens e desvantagens, como todos os outros. Vamos ver com o passar do tempo se ele agrada ou não ;)
——————————————————-
É isso pessoal. Esse foi o primeiro dia de aula, e espero que o curso continue assim, me animando cada vez mais. E amanhã, já sabem, tem novo relato para vocês ;)
Futuro Piloto
Fábio Miguel
blogfuturospilotos@gmail.com