Dúvida – Como fazer o Recheque IFR?

posted in: Duvidas | 0

Seguindo com nossa série sobre dúvidas quanto à formação aeronáutica, vamos responder à pergunta de hoje:

Dúvida

Bom dia , estou com algumas dúvidas, chequei o pc/mult/ifr, a validade do meu IFR acaba em Fevereiro de 2015, poderei rechecar usando experiencia recente (quantas horas devo fazer ? )

outra duvida seria no caso do recheque ifr , terei de fazer no mono ou no multi ? fazendo no mono , poderei fazer voos ifr no multi ? levando em consideração que meu multi tem validade ate fevereiro de 2016

grato

pedro renan

Nossa resposta

Pedro,

Para recheque do IFR utilizando experiência recente de voo, sugiro a leitura deste post, onde falamos a respeito.

Geralmente, as escolas de aviação e aeroclubes realizam o recheque IFR em aeronave MNTE, devido ao menor custo. Porém, o recheque será somente do IFR. Caso haja a necessidade de recheque do MLTE, poderá ser feito o recheque MLTE/IFR no mesmo voo, lembrando que as carteiras MNTE e MLTE têm validade de dois anos, enquanto o IFR é válido por apenas um ano.

Portanto, se o recheque a ser feito for somente o IFR, somente a carteira IFR será rechecada, com o voo sendo feito em aeronave MNTE. Você poderá continuar voando aeronave MLTE com a carteira válida, tendo que fazer o recheque MLTE apenas em 2016.

Atenciosamente,

Rodrigo Satoshi

INVA – Instrutor de Voo de Avião

O leitor de hoje enviou sua dúvida através do nosso e-mail. Você pode fazer o mesmo, caso não encontre a resposta nas perguntas já respondidas.

Rodrigo Satoshi
Redes

Rodrigo Satoshi

Instrutor de Voo de Avião e professor de curso teórico para Pilotos Privados e Pilotos Comerciais.
Rodrigo Satoshi
Redes