Dúvida – Como é feito o processo de revalidação da licença MNTE (monomotor) VFR?

posted in: Duvidas | 0

Seguindo com nossa série sobre dúvidas quanto à formação aeronáutica, vamos responder à pergunta de hoje:

Dúvida

Bom dia gostaria de tirar uma dúvida, como esta sendo feito o processo para revalidação com horas recente para Pp aviao , no meu caso eu tenho horas de voô recente não vou precisar ir para o aeroclube, a ultima vez que revalidei o meu pp eu fui na Anac fiz a provinha de Reg Vrf, lancei as horas na civ digital e abri um processo ,digitalizei o requerimento, descrevi la nas observaçoes que estava revalidando conforme rbac 61 conforme item tal.. no caso o item que falava sobre experiencia recente, dai paguei as taxas digitalizei, adicione na solicitaçao, conclui o processo e enviei, alguns meses depois (rs) minha carteira foi revalidada, gostaria de saber se ainda é feito assim, diante que ouvi que algumas regras mudaram, que nao precisa mais ser feito a prova na Anac , como nao sei se tal informações sao verdadeiras, procurei o rbac na internet mas nao consegui sanar minhas duvidas. Grato Lucas.

Nossa resposta

Lucas,

Para tirar a sua dúvida, fui conversar com a responsável pelos processos de cheque e recheque da EJ – base Jundiaí. Ela me disse o seguinte:

“Você pode fazer o mesmo processo para a revalidação da sua carteira de MNTE (monomotor) utilizando a sua experiência de voo para cumprir o requisito experiência recente, que seria ter no mínimo 20 horas de voo em um período de dois anos. Dentro dessas 20 horas mínimas, 4 horas devem ser de navegação, com a execução de três pousos diurnos.

Sobre a questão da prova teórica, a prova de regulamentos não é mais necessária em um período de até seis meses após vencida a sua carteira de MNTE. Ou seja, se a sua carteira venceu em Setembro/2014, você pode enviar o processo de recheque para a ANAC até Fevereiro/2015, sem a necessidade de fazer a prova teórica. Caso você envie o processo após Fevereiro/2015, será necessário ir até um dos locais de prova  listados no Compêndio de Provas da ANAC e fazer a prova de regulamentos, sem a necessidade de pagar nenhuma GRU ou agendamento da prova.

Atenciosamente,

Rodrigo Satoshi

INVA – Instrutor de Voo de Avião

O leitor de hoje enviou sua dúvida através do nosso e-mail. Você pode fazer o mesmo, caso não encontre a resposta nas perguntas já respondidas.

Luiz Cláudio Ribeirinho
Redes

Luiz Cláudio Ribeirinho

Piloto Privado Teórico, host e editor do CP Cast, revisor, e vocalista da banda Rock Wheels.
Luiz Cláudio Ribeirinho
Redes

Latest posts by Luiz Cláudio Ribeirinho (see all)