E aí Cmtes, tudo tranquilo? Maravilha!
Dando continuidade aos relatos do curso de PC, hoje falo um pouco sobre o segundo dia do curso. Quer saber como foi? É só clicar abaixo ;)
O primeiro dia de aula tinha sido espetacular. O curso já havia me cativado desde o primeiro momento. Saber que vamos aprender a navegar por instrumentos, interpretar cartas complicadas, simular aproximações e rotas e estudar algo mais próximo da rotina de um PLA, me deixou completamente vidrado pelo curso.
Ontem recebemos o plano de aulas e já sabíamos que hoje era dia de Navegação novamente, quatro aulas.
Saí de casa por volta de meio dia e meia e rumei para Londrina, debaixo de um sol de rachar mamona e ouvindo um dos CDs do AC/DC que havia comprado há algum tempo. Já na estrada, vidros abaixados para curtir o vento refrescante no rosto e o som lá em cima, tocando o melhor do rock dos caras do AC/DC.
Não há nada melhor que fazer aquilo que gostamos, e quando se trata de aviação e rock, ah, isso é viciante. Aliás, aviação combina 100%, ou melhor, 200% com rock. Seja Guns and Roses, AC/DC, Metallica, Iron Maiden, dentre outros.
Se em Apucarana já estava quente, eu podia esperar uma simulação do inferno em Londrina. E não foi diferente, cheguei a Londrina com os termômetros na casa do 36ºC. É calor pra Carvalho!
Eram marcadas 13 horas e 40 minutos quando estacionei a Meriva guerreira no estacionamento do Aeroclube de Londrina. Peguei minha mochila com todos os materiais para a aula de navegação e parti pra sala de aula.
Com certeza estava muito melhor que lá fora. O ar-condicionado trabalhava a mil para resfriar a sala. Não tive dúvidas que era por ali mesmo que iria ficar. Passei na secretaria para adquirir meu livro de navegação do PC e já voltei para o refúgio agradável da sala de aula.
Os outros alunos não tiveram dúvidas também quanto ao ambiente e todos estavam dentro da sala mesmo antes da aula começar, algo raro de se ver tanto em aeroclubes quanto em escolas e faculdades. Logo vimos o carro do Prof. Jonas, um Mercedes antigo, branco, aproando no estacionamento.
Seriam 4 aulas de navegação no melhor estilo NAV PC. Ele entrou na sala e começamos a falar sobre o primeiro sistema que vamos estudar em NAV, e segundo ele, o mais complicado: O NDB/ADF.
Ele passou a definição e contou um pouco sobre esse instrumento e como ele era usando antigamente, bem como é utilizado atualmente. Logo após a definição, começamos a entrar na parte teórica, vendo as tão temidas fórmulas para calcular QDM (MMg), QDR (LPM), MR, MV e LPV.
Graças ao Lolata que havia nos passado um esquema para lembrar das fórmulas e também com o método pelo qual o Jonas ensinou, ficou fácil entender a matéria e lembrar das fórmulas. Durante as anotações, o Jonas sempre tem uma história para contar, e todas elas são engraçadas, o que torna a aula divertida e menos cansativa.
Depois de passados esses conceitos e alguns exercícios para praticá-los, fomos liberados para o intervalo, pois quando voltássemos, entraríamos numa revisão da NAV do PP, realizando alguns cálculos através do computador de voo. Apesar de liberados, a maioria dos 11 alunos da sala resolveu ficar por ali mesmo, inclusive eu.
Enquanto isso, aproveitei para tirar algumas dúvidas com meus amigos e conversar um pouco sobre as perspectivas de cada um para o curso. Depois de pouco mais de 20min de intervalo, voltamos às atividades, agora com uma pequena revisão da navegação do PP.
Nenhum de nós sabia exatamente como começar os cálculos, as ordens dos passos para encontrar a VS e até mesmo transformar Mach em VI ou VA. Estávamos enferrujados. Então o Jonas foi nos ajudando a lembrar e aos poucos fomos resolvendo o exercício e encontrando os dados pedidos.
Para melhor fixar, fizemos um novo exercício, com outros valores, mas mantendo as mesmas incógnitas. Desta vez foi mais fácil e rápido de fazer, mas ainda assim em um nível inferior ao que estávamos acostumados no final do PP.
Para finalizar a aula, ele passou um outro exercício, desta vez um pouco diferente, onde teríamos que usar os cálculos de segundo tipo, para encontrar a direção e velocidade do vento atuante em voo. Novamente não lembrávamos do método para calcular, e então ele nos ajudou de novo.
Então, para finalizar a aula, ele disse que vai trazer uma lista com 50 exercícios do gênero para que possamos fazer em casa e entregar depois do Carnaval para podermos pegar o jeito da coisa novamente e estar experts para começar os cálculos do PC.
Como tínhamos saído um pouco antes para o intervalo e voltado antes também, ele nos liberou mais cedo para voltarmos para casa e aproveitar o fim de tarde para tomar um banho relaxante e refrescante antes de dormir e acordar para mais um dia de curso. Amanhã teremos 4 aulas de regulamentos, com o Abílio.
Finalizado o segundo relato, está indo melhor do que pensei, haha. Talvez seja a empolgação com o começo do curso, mas tomara que continue assim para trazer sempre relatos completos e detalhados para os senhores e senhoritas ;)
Futuro Piloto
Fábio Miguel
blogfuturospilotos@gmail.com