A Vida de um Futuro Piloto 24

posted in: Fábio Miguel, Textos | 1

E aí Cmtes, tudo tranquilo? Maravilha!

Dando continuidade aos relatos do curso de PC, hoje falo um pouco sobre o segundo dia do curso. Quer saber como foi? É só clicar abaixo ;)

O primeiro dia de aula tinha sido espetacular. O curso já havia me cativado desde o primeiro momento. Saber que vamos aprender a navegar por instrumentos, interpretar cartas complicadas, simular aproximações e rotas e estudar algo mais próximo da rotina de um PLA, me deixou completamente vidrado pelo curso.

Ontem recebemos o plano de aulas e já sabíamos que hoje era dia de Navegação novamente, quatro aulas.

Saí de casa por volta de meio dia e meia e rumei para Londrina, debaixo de um sol de rachar mamona e ouvindo um dos CDs do AC/DC que havia comprado há algum tempo. Já na estrada, vidros abaixados para curtir o vento refrescante no rosto e o som lá em cima, tocando o melhor do rock dos caras do AC/DC.

Não há nada melhor que fazer aquilo que gostamos, e quando se trata de aviação e rock, ah, isso é viciante. Aliás, aviação combina 100%, ou melhor, 200% com rock. Seja Guns and Roses, AC/DC, Metallica, Iron Maiden, dentre outros.

Se em Apucarana já estava quente, eu podia esperar uma simulação do inferno em Londrina. E não foi diferente, cheguei a Londrina com os termômetros na casa do 36ºC. É calor pra Carvalho!

Eram marcadas 13 horas e 40 minutos quando estacionei a Meriva guerreira no estacionamento do Aeroclube de Londrina. Peguei minha mochila com todos os materiais para a aula de navegação e parti pra sala de aula.

Com certeza estava muito melhor que lá fora. O ar-condicionado trabalhava a mil para resfriar a sala. Não tive dúvidas que era por ali mesmo que iria ficar. Passei na secretaria para adquirir meu livro de navegação do PC e já voltei para o refúgio agradável da sala de aula. 

Os outros alunos não tiveram dúvidas também quanto ao ambiente e todos estavam dentro da sala mesmo antes da aula começar, algo raro de se ver tanto em aeroclubes quanto em escolas e faculdades. Logo vimos o carro do Prof. Jonas, um Mercedes antigo, branco, aproando no estacionamento.

Seriam 4 aulas de navegação no melhor estilo NAV PC. Ele entrou na sala e começamos a falar sobre o primeiro sistema que vamos estudar em NAV, e segundo ele, o mais complicado: O NDB/ADF.

Ele passou a definição e contou um pouco sobre esse instrumento e como ele era usando antigamente, bem como é utilizado atualmente. Logo após a definição, começamos a entrar na parte teórica, vendo as tão temidas fórmulas para calcular QDM (MMg), QDR (LPM), MR, MV e LPV.

Graças ao Lolata que havia nos passado um esquema para lembrar das fórmulas e também com o método pelo qual o Jonas ensinou, ficou fácil entender a matéria e lembrar das fórmulas. Durante as anotações, o Jonas sempre tem uma história para contar, e todas elas são engraçadas, o que torna a aula divertida e menos cansativa.

Depois de passados esses conceitos e alguns exercícios para praticá-los, fomos liberados para o intervalo, pois quando voltássemos, entraríamos numa revisão da NAV do PP, realizando alguns cálculos através do computador de voo. Apesar de liberados, a maioria dos 11 alunos da sala resolveu ficar por ali mesmo, inclusive eu.

Enquanto isso, aproveitei para tirar algumas dúvidas com meus amigos e conversar um pouco sobre as perspectivas de cada um para o curso. Depois de pouco mais de 20min de intervalo, voltamos às atividades, agora com uma pequena revisão da navegação do PP.

O Jonas passou um exercício para resolvermos, utilizando o computador de voo para fazer as contas. Era um problema simples, com cálculos de VS, PM, e MR, utilizando o cálculo de primeiro tipo. É engraçado como ficar seis meses parado, sem usar um computador de voo, faz tanta diferença.

Nenhum de nós sabia exatamente como começar os cálculos, as ordens dos passos para encontrar a VS e até mesmo transformar Mach em VI ou VA. Estávamos enferrujados. Então o Jonas foi nos ajudando a lembrar e aos poucos fomos resolvendo o exercício e encontrando os dados pedidos.

Para melhor fixar, fizemos um novo exercício, com outros valores, mas mantendo as mesmas incógnitas. Desta vez foi mais fácil e rápido de fazer, mas ainda assim em um nível inferior ao que estávamos acostumados no final do PP. 

Para finalizar a aula, ele passou um outro exercício, desta vez um pouco diferente, onde teríamos que usar os cálculos de segundo tipo, para encontrar a direção e velocidade do vento atuante em voo. Novamente não lembrávamos do método para calcular, e então ele nos ajudou de novo.

Então, para finalizar a aula, ele disse que vai trazer uma lista com 50 exercícios do gênero para que possamos fazer em casa e entregar depois do Carnaval para podermos pegar o jeito da coisa novamente e estar experts para começar os cálculos do PC.

Como tínhamos saído um pouco antes para o intervalo e voltado antes também, ele nos liberou mais cedo para voltarmos para casa e aproveitar o fim de tarde para tomar um banho relaxante e refrescante antes de dormir e acordar para mais um dia de curso. Amanhã teremos 4 aulas de regulamentos, com o Abílio.

Finalizado o segundo relato, está indo melhor do que pensei, haha. Talvez seja a empolgação com o começo do curso, mas tomara que continue assim para trazer sempre relatos completos e detalhados para os senhores e senhoritas ;)

Futuro Piloto

Fábio Miguel
blogfuturospilotos@gmail.com

Banner Futuros Pilotos Canal Piloto A Vida de um Futuro Piloto 23

Renato Cobel
Redes