A Vida de um Futuro Piloto 25

posted in: Fábio Miguel | 0

E aí Cmtes, tudo tranquilo? Maravilha!

Mais um dia de aula no curso do PC e hoje tivemos aula de regulamentos. Curioso para saber como foi o dia? Clique abaixo ;)

O dia começou logo cedo hoje. Acordei às 8h para poder ir cortar o cabelo, já que amanhã é minha colação de grau e não teria como fazer isso. Aliás, meu cabelo já estava incomodando para ficar no lugar. Aproveitei então a parte da manhã hoje para fazer isso. Voltei para casa e aguardei pelo almoço, procurando conteúdos para o blog.

Almocei como de costume e parti para Londrina por volta das 12h30min. Parece que a cada dia o calor aumenta mais. Não estava aguentando o Sol queimando na pele, mas logo peguei a estrada, coloquei meu sonzinho de boa e parti para mais uma perna do curso.

Chegando em Londrina no mesmo horário que ontem, corri logo para a sala de aula, onde o ar-condicionado já trabalhava firme para amenizar o inferno que estava fora da sala.

Não foi surpresa encontrar todo mundo lá dentro, inclusive o Abílio, professor de regulamentos e teoria de voo, e também instrutor do aeroclube.

Fiquei conversando com o pessoal enquanto a aula não começava, e aproveitei também para abastecer minha garrafa d’água para aguentar o calor durante 1h40min, nas duas primeiras aulas.

O dia estava massante, o calor me deixa de mau humor e com muito, mas muito sono. O calor é irritante! Sim, eu odeio o calor, como já perceberam. Meu sonho é morar na Inglaterra (ou em qualquer lugar que faça temperaturas negativas no inverno e não passe dos 25ºC no verão).

Enfim, voltando à realidade, o Abílio logo se apresentou aos que não o conheciam e aos que vieram de outras cidades e aeroclubes para fazer o PC em Londrina. Ele falou um pouco do método de ensino que ele vai usar nas aulas.

Assim como no PP, toda aula tem um teste da matéria passada, e isso ajuda demais a gente a fixar o conteúdo. Também falou das faltas e do programa das matérias, que nada mais é do que uma revisão do PP inteiro e o adicional da parte de alta performance e IFR.

Com seu jeito peculiar de dar aulas, sempre de bom humor, com aulas agradáveis e muito divertidas, começamos a revisão dos primórdios do PP, começando pela criação da ICAO, as convenções, anexos, DECEA, CINDACTA e toda essa parte de regulamentos.

Durante a revisão, quando estávamos falando sobre o idioma padrão da aviação, ele contou um causo que aconteceu com ele. Apesar de ótimo professor e instrutor, ele mesmo admite que não tem facilidade e conhecimento da língua inglesa.

Outro dia ele foi voar com o Eduardo Bespalhok, o mesmo que fez meu voo com a fonia em inglês, e neste voo também, pediu para o Abílio para que ele fizesse a fonia em inglês.

O Abílio concordou e eles partiram para o voo. Durante o tempo do voo, como o Abílio não estava acostumado com a fonia em inglês, frequentemente ele se perdia nos cotejamentos e nem sempre sabia como responder. Em um desses cotejamentos, o Eduardo disse pra ele:

– Responde a torre, fala em inglês!

E nisso o Abílio apertou o PTT e disse:

– The book is on the table.

Não preciso dizer qual foi a reação da sala ao final da história, preciso? A sala rolou de dar risada com a situação, nem mesmo os controladores se contiveram com o fato e ao fundo da fonia era possível ouvir as risadas.

A aula de hoje foi bem agradável, apenas uma leve revisão do conteúdo inicial do PP mesmo, nada de diferente. A única diferença é que agora fica muito mais fácil associar os órgãos de controle e as divisões aeronáuticas no Brasil, uma vez que vimos isso de perto na instrução do PP.

Os serviços prestados pelo DECEA como ACC, FIS, ATC, dentre outros. Agora é muito mais tranquilo lembrar de todos eles, e associar cada um, coisa que no teórico do PP ainda é meio complicado. Finalizada a aula, eu teria que ficar em Londrina até às 20h, por conta de um compromisso pessoal, e não tive dúvidas quanto ao que fazer.

Passei no aeroporto rapidinho para olhar os horários de voo e observei que a pista em uso era a 31. Mais do que depressa entrei no carro e fui até a área perto da cabeceira para fazer algumas imagens de pousos e decolagens.

Ao passar pela biruta, verifiquei que o vento estava calmo, então o piloto poderia escolher a cabeceira em que iria pousar, se autorizado pela torre.

Mas como o movimento estava baixo, a maioria dos voos que vêm de SP, optam pelo pouso na 31, já que está praticamente na rota direta deles. Como o vento possibilitava a escolha, eles escolheram a 31.

Assim que cheguei ao local, já avistei um TAM na longa final. Preparei a câmera do celular e filmei o pouso. Logo em seguida o BKR também pousou. Depois de um tempo, o TAM decolou da 13 com destino a CWB, se não estou enganado, seguido pelo BKR que partia para mais uma instrução.

Quase 1h depois, foi a vez da AZUL apontar na longa final da 31. Também gravei o pouso dele. Um TRIP também estava programado para pousar naquela hora, só que o pouso dele foi pela 13. Já na hora de ir embora, ainda consegui pegar o taxi do TRIP e mais um pouso da TAM, só que esses não consegui filmar. 

E este foi o término de mais um relato ;) Não garanto que hoje eu consiga fazer o relato, pois terei minha colação de grau de noite, e não terei tempo de escrever. Contudo, se eu chegar inteiro da festa, eu escrevo, haha.

Futuro Piloto

Fábio Miguel
blogfuturospilotos@gmail.com

Banner Futuros Pilotos Canal Piloto A Vida de um Futuro Piloto 24

Renato Cobel
Redes