A Vida de um Futuro Piloto 26

posted in: Fábio Miguel, Textos | 0

 

E aí Cmtes, tudo tranquilo? Maravilha!

Como ontem não tivemos o post por conta da minha colação de Grau, hoje teremos dois relatos de uma vez só! Fala sério, eu sou muito gente boa, né? huahauhauhauhauahuahuah. Já conhecem o esquema, certo? Só clicar abaixo para ler o resto do post. Esse é o primeiro relato, da aula de quinta-feira.

Muito bem senhores e senhoritas que acompanham o Futuros Pilotos e os relatos que trago até vocês. Ontem, como já disse na introdução do post, tive a cerimônia de colação de grau da minha faculdade. Agora eu sou oficialmente um Administrador formado e desempregado. Por este motivo, não consegui fazer o relato de quinta-feira ainda, mas agora estou aqui para trazê-lo até vocês.

A rotina até o aeroclube foi a mesma dos dias passados. Cheguei por volta das 13h40min e fiquei conversando com o pessoal do curso dentro da sala de aula, onde o ambiente é muito mais agradável que lá fora, onde o calor batia recordes.

Nos dias dessa semana, a temperatura média naquela hora do dia chegava aos 35ºC. Enquanto esperávamos o Abílio chegar para começarmos a aula de Teoria de Voo, ficamos debatendo algumas questões sobre inglês, experiência de vida de cada um, sonhos e objetivos.

Assim que o relógio apontou 16:00Z, o Abílio entrou na sala e começou a instalar os equipamentos para ministrar a aula. Enquanto ligava tudo, ele explicou como seria a aula do dia e também deu uma triste notícia, de um acidente envolvendo um piloto conhecido ali de Londrina na aviação agrícola.

É sempre triste ouvir notícias como essa, mesmo que não seja parente nosso ou amigo, mas é alguém que tinha os mesmos objetivos e que estava realizando um sonho. Na aviação, todos temos que ser solidários com as vítimas e parentes de vítimas de acidentes, porque é algo que choca realmente, é algo inesperado. Por este motivo, fica meu sentimento de pesar à família e amigos do piloto.

Começaríamos com uma revisão básica de TEV e depois do intervalo iríamos partir para teoria de alta, apenas para dar uma pequena introdução ao assunto. E assim o fizemos.

Começamos a revisão com conceitos básicos de física, como grandezas diretamente e inversamente proporcionais, definições de termos como trabalho, força, velocidade, densidade, volume, etc. Vimos também que densidade é uma P/UTA. Calma lá, é só um macete para lembrar da fórmula da densidade a qual pode ser escrita da seguinte forma:

D=P/UTA, onde D é densidade, P é pressão, U é umidade, T é temperatura e A é altitude.

Isso serve para lembrar que a densidade varia no mesmo sentido da pressão e no sentido inverso aos demais itens da fórmula. Gravando assim, não tem como errar na banca ;) Vimos também os princípios de escoamento, e entramos na parte da lei da equidade, tubo de Venturi (acho que é assim), teorema de Bernoulli (acho que é assim também :P) e por fim, o tubo de Pitot.

Nesta parte, o Abílio lembrou de um fato onde ele disse que um dia, logo que ele tinha entrado na parte da instrução do aeroclube, após uma aula, ele observou no painel do avião e viu que tinha um interruptor ligado, próximo das luzes. Então ele disse ao aluno para que desligasse as luzes do avião. O aluno conferiu e todas estavam desligadas, e o interruptor ligado não tinha identificação, mas mesmo assim, ele desligou.

Ao fazer o check de abandono e colocar a capa no tubo de Pitot, o aluno percebeu que o mesmo estava muito quente, e disse então ao instrutor que não colocaria a capa por conta do aquecimento, para não derreter a capa ou danificar o tubo.

Então, o Abílio, descrente da versão do aluno, foi contestar e colocou a mão no Pitot que estava muito quente. Resultado: uma baita bolha na mão. No fim das contas, descobriu que o botão ligado no painel era o aquecimento do tubo de Pitot.

E sabem quem foi o aluno da proeza acima? Vou deixar vocês na curiosidade, vou deixar uma dica aqui… Ele tem um blog e escreve relatos diariamente sobre seus cursos e voos. Não vou citar nomes, hahaha. 

Enfim, depois de muita risada da turma e da lição aprendida, partimos para o intervalo. Ao voltar pra sala, demos continuidade na revisão, revisando mais alguns tópicos e logo em seguida entramos na parte de teoria de alta, falando sobre onda de choque, zona de silêncio e perturbação, cone de mach e alguns conceitos envolvendo esses tópicos. Logo o relógio marcou a hora de ir e partimos para casa.

Futuro Piloto

Fábio Miguel
blogfuturospilotos@gmail.com

Banner Futuros Pilotos Canal Piloto A Vida de um Futuro Piloto 25

Renato Cobel
Redes