Acidente da Noar gerou 15 recomendações

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Aproximadamente um ano já se passou desde a queda do PR-NOB, um Let 410 UVP da companhia nordestina Noar, que matou todos os 16 ocupantes. Apesar de o CENIPA (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) ainda não ter concluído o relatório de investigação, o acidente já gerou 15 recomendações de segurança para a fabricante da aeronave – a checa Let – e para a ANAC. Uma pane no motor esquerdo durante a decolagem desencadeou o acidente. 

As recomendações de segurança em relação à Let sugerem a mudança de alguns tópicos no manual de operações do modelo Let 410, já que os pilotos ‘podem ser induzidos ao erro’. E para a ANAC, o CENIPA pediu que a agência acompanhe ‘mais de perto’ o treinamento dos pilotos desse tipo de aeronave.

As duas caixas pretas da aeronave foram recuperadas, mas, por causa da explosão durante o impacto da aeronave com o solo, um dos gravadores – o de dados – precisou ser levado para os Estados Unidos para ser feita a leitura, pois estava muito danificado.

A senhora Taciana Farias perdeu o filho no acidente, está indignada com a situação. “Um ano depois, não temos laudo, não temos pronunciamento da polícia nem apoio do governo”, relata, indignada.

A Noar anunciou que não se pronunciará oficialmente até que o resultado do acidente seja avaliado e divulgado.

 Por Antonio Ribeiro

Renato Cobel
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