Aeroporto de Viracopos (SP) permanece fechado

posted in: Canal Piloto Reporta | 1

Ao contrário do que era previsto, o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP) ainda continua interditado devido ao MD-11 N988AR da empresa Centurion Cargo. Na noite desse sábado (13), o avião sofreu um colapso em seu trem de pouso principal esquerdo durante o pouso. 

A INFRAERO afirmou que ainda não há previsão de retirada do cargueiro da pista, já que precisa ser nivelado para poder ser retirado da pista:  “Os esforços são para que a aeronave seja retirada da pista hoje”, informou a assessoria da estatal.

A Centurion contratou uma empresa para remover a aeronave, que precisa ser nivelada antes de ser retirada da pista do aeroporto, um dos mais movimentados do país e principal hub da Azul, que cancelou até agora quase quinhentos voos.

A Azul Linhas Aéreas chegou a informar mais cedo que os voos até as 15h foram cancelados para facilitar a reacomodação dos clientes prejudicados pelo fechamento do aeroporto e evitar acúmulo de passageiros no terminal. Desde a interrupção das operações de Viracopos, na noite de sábado, mais de 450 voos foram cancelados – 128 apenas hoje.

O MD-11 vinha dos Estados Unidos, transportando produtos eletrônicos. Durante o pouso, seu trem de pouso quebrou, danificando o motor e a asa esquerda. Como o Aeroporto possui apenas uma pista, todos os voos foram cancelados.

Além disso, os voos da Azul com origem no Aeroporto Professor Professor Urbano Ernesto Stumpf, em São José dos Campos (SP), também foram cancelados.

A aeronave em questão curiosamente operou na Varig, onde ostentava o prefixo PP-VOP, e foi a primeira aeronave do modelo na companhia gaúcha. O CENIPA deverá investigar as causas do ocorrido.

Por Antonio Ribeiro
Imagem: G1

Renato Cobel
Redes