Airbus adia primeiro voo do protótipo do A350

posted in: Canal Piloto Reporta | 0

Nesse domingo (29), a fabricante europeia de aviões Airbus anunciou que irá adiar mais uma vez o primeiro voo do protótipo do seu novíssimo Airbus A350 XWB, concorrente do americano Boeing 787. O adiamento aconteceu devido a uma falha de projeto nas asas do avião. O adiamento é por mais três meses. 

O lançamento da nova aeronave obriga a EADS, maior acionista da construtora, a assumir um prejuízo de € 124 milhões de euros. O primeiro voo do protótipo do A350 deveria ser feito no primeiro trimestre de 2014. Vale lembrar que o avião, apesar de ter várias encomendas firmes, está dando uma enorme dor de cabeça para a Airbus. 

O adiamento do A350 acontece após a EADS ter revelado que o seu lucro mais que triplicou no segundo trimestre do ano, para 461 milhões de euros face aos 121 milhões de euros registrados no ano anterior. Após a divulgação dos seus resultados, as ações da EADS dispararam até 6,66% na bolsa. 

De acordo com informações da fabricante, o novo atraso deve-se a um problema na produção relacionado com a abertura de orifícios nas asas do avião. Didier Evrard, responsável pelo projeto do A350, afirmou que “A preparação de um novo processo automatizado de perfuração demorou mais tempo que o esperado, originando atrasos de várias semanas nos calendários de produção”

O A350, que é feito de carbono composto, já está um ano atrasado face à data inicialmente prevista para o seu lançamento. Alguns meses atrás, o protótipo do motor Rolls Royce Trent XWB, que equipará o avião, começou a ser testado em voo, sendo acoplado na asa de um Airbus A380. 

A Airbus tem enfrentado também problemas relacionados com fendas nas asas dos A380, as quais obrigaram alguns clientes como a Qantas Airways a atrasarem as suas encomendas em quase quatro anos até os aviões estarem completamente reparados.

 Por Antonio Ribeiro

Renato Cobel
Redes