Airbus oferece nova configuração de assentos para o A320

posted in: Canal Piloto Reporta | 1

Desde que o A320 foi lançado, vários foram os elogios em relação ao seu interior, mais espaçoso que a do seu concorrente americano, o Boeing 737. Para aumentar o conforto dos passageiros, a Airbus lançou nessa semana a opção de incluir novos assentos extra largos nas configurações de cabine das empresas, sem reduzir o número de assentos do avião. Cada avião terá dois assentos de 51cm por fileira, enquanto os outros dois assentos terão os atuais 43,18cm. 

O momento ideal para o uso desses assentos extra largos é agora, já que as companhias querem aumentar a geração de receitas adicionais, além da oferta de upgrades de assentos durante os voos. Estes assentos mais largos tendem a atrair os passageiros dispostos a pagar mais por mais espaço, incluindo mães que viajam com crianças pequenas, pessoas de alta estatura, homens de negócios e passageiros que querem se manter mais afastados do passageiro do lado. 

Alguns passageiros costumam dar mais importância à largura, e outros ao espaço em suas poltronas. Tanto a Airbus quanto a Boeing tem realizado pesquisas independentes, mostrando que, quando se trata de aceitabilidade de assento, 2,54 centímetros de largura equivalem a 4 centímetros de espaço. Assim, a diferença de 7,62 centímetros de largura, na linha de base do assento extra largo, equivale a 12,19 centímetros de espaço, o que corresponde ao existente “espaço extra para as pernas” oferecido pelas companhias aéreas, mas sem comprometer o número de assentos. 

Com base no feedback das companhias aéreas sobre o espaço extra, o valor líquido atual para a inclusão de assentos extra largos poderia representar, em média, um aumento de US$ 3 milhões por avião, em receitas adicionais, ao longo de 15 anos. Além disso, estes assentos poderiam promover a fidelidade dos passageiros, seja como um benefício àquele passageiro frequente, seja como um aumento de receita para além dos upgrades. 

A Airbus afirma que a nova poltrona não compromete a eficiência da cabine, já que o A320 “é o único avião de corredor único em sua categoria que oferece este recurso exclusivo, ao mesmo tempo em que proporciona os maiores compartimentos de bagagem, além de maior espaço debaixo dos assentos”, fornecendo às companhias aéreas um aumento na flexibilidade, e o assento de corredor de 50,8 centímetros é apenas uma maneira de usá-lo. 

Será esse o fim dos assentos estreitos e desconfortáveis tal qual uma lata de sardinha?

Por Antonio Ribeiro

Renato Cobel
Redes