FSX vs X-Plane 10: Qual o Melhor Simulador?

FSX_vc_X-Plane_X

No mundo dos entusiastas pela aviação, é bastante comum o uso de simuladores de voo caseiros. Como já comentamos diversas vezes em nossos conteúdos, esses simuladores não substituem a formação real, mas podem ser uma poderosa ferramenta de estudos quando utilizados corretamente. Além disso, os simuladores constituem um hobby bastante saudável e diversificado: além de voar num ambiente virtual, o entusiasta coleciona aeronaves virtuais e cenários, edita tráfegos aéreos, terrestres e aquáticos, e assim configura o mundo virtual de seu simulador à sua maneira. Por vezes, o hobby da aviação virtual lembra os colecionadores de trens elétricos, onde o entusiasta segue reunindo itens que deixem seu mundo cada vez mais amplo e real, numa coleção praticamente sem fim.

Durante anos, a Microsoft dominou o mundo dos simuladores de voo, com a série Flight Simulator. Em 2007, foi lançada a última versão do simulador, o Flight Simulator X, também bastante conhecido pela sigla FSX. Anos depois a franquia foi descontinuada, mas mesmo assim, o simulador permaneceu vivo entre os seus entusiastas, com a produção de upgrades por parte de produtoras terceiras até a atualidade.

Com a retirada da Microsoft do mercado de simuladores de voo, a Laminar Research encontrou o terreno perfeito para a ascensão de seu simulador do voo, o X-Plane, principal concorrente do FSX. Sua última versão – o X-Plane 10, lançado em 2011 – promete ser tecnologicamente superior à sua contraparte da Microsoft, levantando a questão: qual dos dois é o melhor simulador de voo? Pensando nisso, façamos então um comparativo dos dois produtos:


Flight Simulator X

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=8jWZ1H2EKZs]

Bastante consolidado no mercado, o FSX conquistou uma legião de adeptos ao redor do mundo, apesar das controversas críticas ao seu modelo físico. Robert Randazzo, CEO da PMDG, uma das principais produtoras de aeronaves para o simulador, chegou a classificar como “hopelessly broken” (irremediavelmente quebrado) o modelo físico do simulador para a emulação de motores turboélice. Mesmo assim, graças à posição de mercado que manteve por muitos anos, o Flight Simulator ainda detém a maior variedade de add-nos e paywares para a sua plataforma, de forma que muitas aeronaves e cenários continuam disponíveis apenas para ele. E por ser um produto descontinuado, é possível encontrá-lo a preços altamente acessíveis, e obter alta performance mesmo em máquinas menos atualizadas.


X-Plane 10

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=p8rcpa5tQkc]

Ainda bastante carente de add-ons no mercado, o X-Plane apresenta um modelo físico bastante avançado em relação ao seu concorrente da Microsoft. No simulador da Laminar Research é possível, por exemplo, emular situações como bounced landings e avarias de motor e hélice por conta de erros em um pouso. Mesmo ainda dispondo de poucas opções de customização, o X-Plane apresenta maior poder de renderização, resultando em melhor qualidade gráfica. E em virtude de sua alta exigência de hardware e (ainda) baixa popularização, o X-Plane apresenta custos de aquisição menos atraentes.


O Veredito Final

Mesmo não sendo as únicas opções de simuladores caseiros no mercado, FSX e X-Plane constituem as mais populares opções disponíveis. E considerando os prós e contras de cada um, pode-se concluir o seguinte: por que não ter os dois simuladores? O importante é entender que possuir um dos simuladores não implica em precisar abrir mão do outro. Nada lhe impede de desfrutar dos add-ons exclusivos do FSX em um momento, e aproveitar os gráficos e modelo físico mais avançado do X-Plane em outro. Ao final, sabendo aproveitar o que cada um oferece de melhor, sua experiência como entusiasta ou estudante de aviação será a mais completa possível.

 

Saiba mais:
Luiz Cláudio Ribeirinho
Redes

Luiz Cláudio Ribeirinho

Piloto Privado Teórico, host e editor do CP Cast, revisor, e vocalista da banda Rock Wheels.
Luiz Cláudio Ribeirinho
Redes

Latest posts by Luiz Cláudio Ribeirinho (see all)

  • Geovandro Nobre

    Utilizei o MS Flight Simulator desde a versão 98 até o FSX e acompanhava de longe as atualizações do simulador da Laminar.
    Sempre defendi com unhas e dentes em todos os fóruns que participei que o Flight Simulaitor era melhor por isso e por aquilo até que um dia a Microsoft cometeu o seu maior erro em abandonar os seus fans.
    Quando vi os primeiros traileres do lançamento do X-Plane 10, principalmente aquelas cenas de voos noturnos, fiquei sem fôlego e decidi arriscar tudo, isso incluía gigabytes e mais gigabytes de addons, acumulados ao longo de anos.
    Comprei o X-Plane 10, e apesar de ainda ter aquele sentimento nostálgico do FS, não me arrependo.
    O X-Plane 10 ainda deve muita coisa em relação ao FSX, como o ATC virtual e o trafego, mas, como diz o Faiolo: …”vai melhorar! Dá motor e acredita!”.

    • Luiz Cláudio Ribeirinho

      Olá Geovandro!

      Foi mesmo triste ver a Microsoft encerrar a franquia Flight Simulator, mas mesmo assim, não acho que isso tenha sepultado o simulador. Até hoje, eu adquiro novos add-ons para ele, e não abro mão dos gigabytes de paywares que adquiri ao longo dos anos. Já o X-Plane me fascina por exigir um pouco mais de perícia de quem o utiliza. De qualquer forma, nem um nem outro substituem o voo real. ;)

      Abraços!

  • Cleverson

    Não seria melhor fazer o comparativo com o Prepar3d?? Pois ele é mais atual do que o FSX e pode sim bater de frente com o X-Plane!

    • Luiz Cláudio Ribeirinho

      Olá Cleverson!

      Nossa intenção foi comparar os dois simuladores mais populares do mercado, por isso fizemos questão de deixar claro que FSX e X-Plane não são as únicas opções. Apesar de ser uma espécie de versão mais atual do FSX, o Prepar3d não é tão amplamente utilizado quanto o seu antecessor. Mas por que não comparar X-Plane e Prepar3d no futuro? Não deixa de ser uma boa sugestão. ;)

      Abraços!

      • Felipe Cruz

        Prepar3D é na verdade um FSX atualizado

  • Armando Italo Nardi Nardi

    Tive o flight simulator desde a primeira versão. Depois que o FSX foi descontinuado parti para o XPlane agora na versão 10.45 bem melhorado em quase todos aspectos. Como piloto real, acho o XPlane mais realista. Porém ainda faltam addons tanto os pay como free.

  • Stefano Oliveira Santos

    A microsoft não encerrou o flight simulator,desde 2014,a Dovetail,uma produtora de jogos fez uma parceria com a microsoft para a continuação do FS,por exemplo: A Dovetail deu mais um Gás no FSX ao lança-lo na Steam com frequentes atualizações que até então não eram feitas pela Microsoft
    A Dovetail vai lançar agora em abril o Flight School,que é um jogo de avião feito com base no FSX,porém mais descompromissado
    Ela prometeu lançar um novo simulador de voo para nós simuleiros no final desse ano

  • Felipe Cruz
  • Geovandro Nobre

    Essa é e sempre será uma eterna Polêmica, FSX vs XP sempre rende muitos comentários.

  • פנריסיו רוממל בארסללוס

    Não adianta lamentar o fim do FS… já era e ponto.
    Então, nos resta o X-PLANE, porém, como esperado, ele rerquer uma máquina muito superior ao que o FS utilizava. Eu ainda não posso roda-lo, infelizmente.

    Segue os requisitos mínimos e os ideais de acordo com o site (http://www.x-plane.com/desktop/system-requirements/)

    Minimum System Specifications

    X-Plane 10 requires, at the minimum,

    Dual Core, 2.5 GHz or faster processor

    4 GB of RAM

    A video card with at least 1 GB of VRAM.

    Note that the version of the X-Plane 10 flight simulator we sell here at X-Plane.com will run on Windows, Mac OS X, and Linux. If you’re interested, you can get more info on using X-Plane with a Mac.

    Recommended System Specifications

    For the best experience, we recommend the following system specs:

    a Quad Core, 3.0 GHz or faster processor,

    16-20 GB of RAM,

    a high-performance, DirectX 11-capable video card with at least 4 GB of on-board, dedicated VRAM.

  • Odair Fazzio

    Eu utilizo os simuladores desde fs2004, já passei por todos os outros, atualmente estou no p3d v3.4 na minha opinião não existe nenhum simulador igual, é leve tem muitos addons é estável é possível voar em tela cheia sem ter nenhuma tremulação como tem no fsx, sem falar na água que é bastante real ao contrario dos outros.
    Forte abraço a todos e bons voos.