Então senhores, irei relatar a seguir um pouco da minha experiência de quando voei no ACSP: Aeroclube de São Paulo, situado no Aeroporto Campo de Marte (SBMT). Isso não é uma propaganda ou post patrocinado, ainda mais porque citarei pontos positivos e negativos, o conteúdo a seguir é uma análise, use-a para conhecer mais esse aeroclube como UM DOS aeroclubes que devem fazer parte da sua pesquisa, use este post para se informar e incrementar sua pesquisa e busca pelo aeroclube mais indicado para você.
Período da experiência
As opiniões descritas a seguir são baseadas na minha experiência entre 2009 e 2011, período no qual eu fiz o Curso Teórico de Piloto Privado de Avião, Curso Prático de Piloto Privado de Avião (fui brevetado lá) e ainda o Curso Teórico de Piloto Comercial de Avião. Devido a data da minha passagem, é importante que após ler a análise, você pesquise e comprove se tais pontos ainda se mantem, ou se algo foi alterado durante o passar do tempo.
Meios para o Aeroporto/Aeródromo
O Campo de Marte fica próximo de duas estações da Linha Azul do Metrô: “Portuguesa-Tietê” e “Carandiru”. É possível ir andando das estações até o Aeroporto, o trajeto leva cerca de 20 min. Apesar da estação Carandiru ficar alguns minutos mais próxima, o trajeto por ela é o mais deserto, por isso eu sempre escolho a Portuguesa-Tietê, o caminho por ela tem uma passarela e desvios, mas é o caminho mais movimentado, e como durante o tempo que andei por lá, nunca fui assaltado (manhã, tarde, madrugada), sempre continuei por ali.
Ainda há a opção de chegar através do ônibus “CEASA” que passa na frente da estação Portuguesa-Tietê, o trajeto então terá apenas 5 min, lhe deixando na porta do Aeroclube, porém, ônibus vocês sabem como é né, só passa quando a gente não precisa. Depois de eu quase perder alguns voos por causa disso, resolvi sempre ir a pé.
Se você tem carro: O GPS é seu pastor e nada lhe faltará.
A seguir deixo um mapa (clique para ampliar) com o trajeto da Estação Portuguesa-Tietê ao Campo de Marte, o trecho em vermelho é um atalho que passa por dentro de um posto de combustível.
Estrutura do Aeroclube/Escola
Os pilotos e alunos podem usar o estacionamento gratuito do aeródromo, que nada mais é que a lateral de toda a extensão de um lado do aeroporto: Vaga é o que não falta – a grande questão é você torcer para ter uma vaga perto de onde você quer ir, ou terá de andar cerca de 10 min (sim, o lugar é grande). Os sócios do Aeroclube tem direito à vagas exclusivas em um estacionamento interno.
O Aeroclube tem uma série de salas interligadas logo na entrada, que comportam as cabines de briefing, secretaria com atendentes “simpaticíssimas” (e bonitas!), poltronas de espera e setores administrativos como o agendamento de voo, cadastro de associados e coisas do gênero.
Para o ensino teórico o aeroclube tem um local de três andares com cerca de quatro salas em cada um, onde são ministrados os cursos teóricos de manhã, tarde, noite, e intensivo de fim de semana.
Entre a área de ensino teórico e a administrativa, existe um restaurante chamado “Bar Brahma – Aeroclube de São Paulo”, é um lugar bem estruturado com dois andares, decoração típica, iluminação apropriada e ainda há um Piper Cherokee pendurado em um dos setores. Porém eu raramente almoçava ali, pois devido a toda essa estrutura e custos de manutenção, aluguel e iluminação, o preço é mais do que alto, naquela época (hoje já deve ter aumentado), eu pedi uma Sukita Laranja e uma coxinha: Saiu R$ 12,50. Apesar do preço, não espere o melhor atendimento do mundo e organização por parte de alguns funcionários do restaurante.
Alojamento
Na época em que voei no ACSP eu morava no litoral, para ir e voltar eu gastava R$ 50,00 diariamente em passagem, além das 3h para ir e mais 3h para voltar. Mas mesmo assim eu me recusava a ficar no alojamento, que de fato existe, mas tem um preço muitíssimo alto levando em conta que os móveis ali não são feitos de ouro: Quer ficar um mês no alojamento? Terá de pagar R$ 780,00. Só 7 dias? R$ 380,00. Dias adicionais? R$ 70,00 reais diários. Sem contar que para ter o direito de se hospedar no alojamento você tem que estar voando no mínimo 30h por mês, estar completando o treinamento de simulador nos próximos 30 dias, ou estar fazendo o curso teórico. (informações retiradas do site do ACSP)
Isso se torna ainda mais impressionante quando chega ao seu conhecimento que outros aeroclubes dão alojamento de graça aos alunos, vendo que eles já estão gastando seu dinheiro ali, e os que cobram geralmente solicitam apenas R$ 10,00 diários para a manutenção do ambiente.
Estrutura do Aeroporto/Aeródromo
Já puxando o assunto do tópico acima, o Aeroporto possui um segundo restaurante, o “Heliponto”, o ruim é que ele fica do outro do aeródromo, cerca de 10 min de caminhada para ir, e outros 10 min para voltar para o aeroclube, mas apesar disso, fiz 99% das minhas refeições ali, o preço é padrão, a qualidade dos pratos é boa, e o atendimento não peca em nada (sim, prezo muito pelo atendimento), inclusive, depois que fui três vezes lá, um dos garçons já decorou o que eu sempre pedia.
O Campo de Marte possui ATIS, GND e TWR, todos os serviços são prestados por controladores de excelente qualidade, que sempre tem paciência e compreensão com os aluno novatos que ainda estão aprendendo a fonia.
O tráfego do Campo de Marte é intenso, principalmente por parte dos helicópteros, mas também contando com jatinhos, King Air’s, e Cirrus. Em todos os meus voos por lá, nunca consegui autorização para pouso ou decolagem de imediato, sempre tive de esperar algum tráfego na final ou logo à frente. Na verdade até houve uma vez, mas isso meio que não conta pois afinal, foi um voo durante um jogo da seleção na Copa do Mundo: O céu estava deserto.
Ambiente
O aeroclube possui o chamado “Ambiente Empresarial”, no qual através dessa analogia podemos entender, que um “estagiário” nessa “empresa” dificilmente vai almoçar junto com o “vice-presidente” da “empresa”. Ou seja, alunos conversam mais com alunos, instrutores com instrutores, e donos de aeronaves com donos de aeronaves. Falta de apertos de mãos e “Bom dia!” entre pessoas de diferentes “grupos” ou que não se conhecem, é algo corriqueiro.
É importante dizer que isso não se deve ao aeroclube ou aeroporto, e sim à cidade, afinal, em uma metrópole como São Paulo, raramente uma pessoa cumprimenta uma outra que esta não conhece, em um ambiente intenso como SP uma pessoa em um meio estranho tende a ser mais individualista. Portanto, se você vem de cidade de interior por exemplo, se prepare para um choque de culturas.
Curso Teórico
Na minha humilde opinião, o curso teórico do ACSP vale cada centavo. Fiz meus teóricos de PP e PC por lá e a qualidade do ensino, didática e professores, é excelente, inclusive há alguns autores dos livros de aviação dando aula por lá, como o famoso Titus, o lendário Banci e o palmeirense Marcelino.
Só tem de se ter cuidado com as turmas de fim de semana, muitos pensam que por elas acontecerem apenas nos finais de semana, elas terão duração de 6 ou 8 meses: Errado. Tal qual as turmas de fim de semana elas também tem a duração de 4 meses, com aulas iniciando às 8h e encerrando às 17h. É um ritmo bem puxado, se você pretende fazer no final de semana apenas para “economizar passagem/gasolina do trajeto”, pense duas vezes. Sério.
Um ponto positivo do curso teórico do ACSP é que uma vez que você esteja matriculado em uma turma (semana ou fim de semana), você pode frequentar as outras do seu mesmo gênero sem custo adicional, ou seja, se você se matriculou em uma turma de PP – Dia de Semana, você pode aproveitar e ir também nas turmas intensivas de PP – Fim de Semana para recapitular tudo o que você viu durante a semana em questão.
Agendamento de voos
O agendamento pode ser feito pessoalmente ou por telefone, com espaços de tempo variado, na minha época o padrão era com até uma semana de antecedência, mas já passei por períodos onde abrangiam até duas semanas.
Como em todo o aeroclube o agendamento é feito no sistema “Run Forrest, RUN!”, no qual você tem que ligar nos primeiros minutos da escala aberta (começa às 9h), pois algum tempo depois toda as vagas já foram pro espaço devido ao grande volume de alunos para X número de aeronaves (situação de quase todo aeroclube diga-se de passagem)
Fidelidade do agendamento de voos
Eu marquei cerca de 50 voos no ACSP nesse período, e destes, fiz 45 voos, sendo que os voos perdidos foram respectivamente:
*2 por causa de vento forte – Fui, vi com meus próprios olhos e concordei, não era Pano Preto.
*3 por aeronave na manutenção – Esse é um ponto importante: Na época em que voei, dois funcionários eram os principais responsáveis pela agenda de voos e cancelamos dos mesmos: André e Paulo. Ambos eram muito prestativos nesse ponto, se a aeronave reservada para mim estava perto de “estourar as horas” para ir pra manutenção, um dos dois me ligava alertando sobre a possibilidade do voo ser cancelado, assim eu não era pego de surpresa, tanto que nestes 3 voos cancelados por causa da manutenção eu nem cheguei a sair de casa, fui avisando sobre o fato no fim da tarde do dia anterior, economizando assim tempo e o dinheiro da passagem (Moro no litoral = R$ 50 de passagem por dia). Isso é um cuidado simples mas de grande importância para o aluno.
Curso Prático
O prático de PP é ministrado em aeronaves Piper Cherokee, Aero Boero e Diamond Eclipse, enquanto o PC inclui também o Embraer Tupi e o Piper Seneca. Há opções de pacotes de horas e o pagamento é feito no final de cada voo, no caso da hora avulsa. Para saber o número de aeronaves e preços, pergunte ao “Cmte. Google” se ele pode lhe passar o telefone e site do aeroclube.
Sociedade
Para o PP não há isso, porém para se fazer as horas em comando do PC, é obrigatório que o aluno se torne um associado do aeroclube, pagando uma “jóia”(entrada) de 4 dígitos e ainda uma mensalidade de 3 dígitos, além de levar uma série de papeis como antecedentes criminais e etc.
Em troca o associado tem privilégios como:
*Desconto de 12% na hora de voo
*Vaga exclusiva para seu carro
*Uso do centro de manutenção do aeroclube (se você tiver avião)
*Voar com passageiros (após ultrapassar 100h de experiência)
É muito importante você avaliar se tais sociedades, desse e de outros aeroclubes, valem a pena, nunca o faça simplesmente por impulso como “todos meus amigos fizeram” ou “já estou acostumado a voar aqui mesmo” e etc, essa decisão poderá ser a diferença entre um bom ou mau investimento.
Instrutores de voo
Na minha época (frase de vovô né?) 50% dos instrutores eram homens na casa dos 20-30 anos acumulando horas para seguir para Linha Aérea ou cargos mais altos na aviação executiva, mais ainda haviam as “velhas águias”, instrutores que estavam há décadas ali ou que instruíram por lá em tempos passados e retornaram anos depois.
Quanto ao “estilo/humor” dos instrutores, haviam vários, instrutores que perguntavam sobre sua vida e sonhos na aviação, outros que lhe davam caronas e sempre conversavam com você, e outros com um estilo “militar”, que se preocupavam apenas em ensinar, cobrar, corrigir, e nada mais.
Em voo, 60% dos INVAs da minha época eram mais exigentes do que compreensíveis, portanto se eu cometia algum erro, logo levava um “puxão de orelha verbal” em vez de uma “frase de apoio”. Apesar disso ser um choque em certos momentos, a tática funcionava, tanto que quanto mais enérgico era o puxão de orelha, menos vezes eu repetia o erros em questão. Certas aulas de voo estavam longe de ser “prazerosas”, mas que a instrução era eficaz, ninguém tinha dúvidas.
No final isso se resume na famosa frase que eu escutei por lá:
“O papel de um instrutor, é instruir. Ser legal, bacana ou amigão, é apenas um requinte opcional por parte deste”.
Ainda mantenho contato com alguns dos INVAs pelas redes sociais, atualmente parte está na Linha Aérea como já citado, e um deles, inclusive um dos melhores que já tive, está pilotando cargueiros em algum país perto da Rússia, esse foi longe!
Área de treinamento
Devido ao tráfego do aeroporto, infelizmente é muito raro a Torre autorizar as aeronaves do aeroclube a fazerem treinamento na pista de Marte (TGL, panes na perna do vento, 180º, 360º na vertical…). Isso até acontecia de vez em quando, mas somente em voos nas 9h, 8h, 7h30 ou antes disso (Ou em voos em dia da Copa do Mundo), quando tráfego é mínimo ou nulo.
Devido a isso, todas os treinamentos iniciais são feitos em dois aeródromos próximos dali: SDTB (Atibaia) e SDIH (Irohy), o problema disso é que para ir, fazer o treinamento e voltar, leva-se no mínimo 1h30, e assim, todos os voos inciais que deveriam durar apenas 1h, saem mais caro.
Aspectos positivos
Uma fator pelo qual o Campo de Marte é famoso, é o tráfego intenso e fonia movimentada, sem contar que ele está no meio da TMA-SP, portanto, desde o primeiro voo o aluno já estará um passo à frente, pois irá aprender de modo natural a se comunicar com os órgãos de tráfego aéreo e interagir com os movimentos das demais aeronaves. Por exemplo: Para se fazer um voo de 1h30 entre SBMT (Marte) e SDTB (Atibaia) o aluno irá passar por no mínimo 6 frequências diferentes:
*ATIS Marte
*Solo Marte
*Torre Marte
*Controle São Paulo
*Coordenação dos Corredores das REA da TMA-SP
*Coordenação local de Atibaia
E como a prática gera a perfeição, isso é um diferencial em comparação a um aeródromo de interior sem controle por exemplo. Isso sem contar toda a experiência com tráfego e navegação pela cidade de SP, coisa que não é fácil nas primeiras aulas vendo que de cima se vê basicamente prédios e mais prédios.
O advento de virar sócio do aeroclube pode ser uma boa alternativa para quem é proprietário de aeronave, visando a economia. Aqueles que desejam ser pilotos apenas por hobby podem ver vantagem também na sociedade, vendo que, assim estes poderão voar com os amigos e família, e para os que não sabem, nem todos os aeroclubes dão essa liberdade, independente da aeronave, a maioria não autoriza os voos de “turismo”.
Aqueles que não tem problemas com preços irão adorar o restaurante anexo ao aeroclube, pois como já citado, eles tem uma estrutura detalhada e bem projetada.
Como vocês podem perceber o ACSP em alguns aspectos é voltado para o público de alto nível financeiro, então se você é um desses, pode ser que ache interessante conhecer o lugar. Percebemos isso logo na chegada ao Campo de Marte, pois ao andar paralelamente com os veículos estacionados, raramente vemos um fusquinha ou uma lambreta.
O que pode melhorar?
Esses fatores variam de pessoa para pessoa, levando em conta meio de vida e situação financeira, mas dois pontos que me incomodaram no ACSP, foram a sociedade obrigatória e o ambiente.
Creio que poderiam deixar o fator da sociedade como opção, ou criar vários tipos de sociedades, vendo que no meu caso por exemplo, não seria vantajoso a manutenção de aeronaves e vaga exclusiva para carros, vendo que não tenho nenhum destes, e mesmo assim, achei os preços altos para o pouco de privilégios oferecidos. Sei que isso se deve ao local, alugueis, taxas do aeroporto e tudo mais, mas de qualquer modo, isso acaba atraindo um público, mas afastando outro, é uma faca de dois gumes.
O ambiente do lugar também foi um choque no começo, pois eu costumo fazer amizades com todos, trocar experiências, puxar conversa e tudo mais, mas senti falta disso por lá. Haviam momentos em que eu andava na direção de outro aluno/piloto/funcionário (do restaurante, segurança, faxineiro), frente a frente, e nós passávamos quase nos esbarrando, eu soltava um “Bom dia” e a pessoa passava reto e calada, nem ao menos olhava na cara. Depois de um tempo, eu também parei de tentar cumprimentar, ou seja, eu passei a ser mais uma peça do ambiente. Sei que isso pode parecer “mimo”, “frescura” ou coisa do gênero, mas como eu deixei a entender itens acima, eu prezo muito pelo atendimento, ambiente e amizades.
Mas cito novamente: Isso não é particularidade do aeroclube, é apenas uma consequência da metrópole. Tanto que depois do ACSP, voei em outros aeroclubes da região do interior do estado (cidades pequenas), e nestes haviam o oposto, o “Ambiente Familiar”.
Os dois fatores acima tornaram, o ACSP impraticável para minha pessoa após o meu check de PP, sai de lá em 2011 e fui continuar minha formação em aeroclubes do interior de SP.
Avaliação:
Meios para o Aeroporto/Aeródromo – 8
Estrutura do Aeroclube/Escola – 7
Alojamento – 3
Estrutura do Aeroporto/Aeródromo – 9
Ambiente – 4
Curso Teórico – 9
Agendamento de voos – 8
Fidelidade do agendamento de voos – 10
Curso Prático – 7
Sociedade – 5
Instrutores de voo – 8
Área de treinamento – 5
Aspectos positivos
– Experiência com fonia
– Experiência com tráfego
– Sociedade***
– Estrutura para o público de alto nível
O que pode melhorar?
-Sociedade***
-Ambiente
Meus videos no Aeroclube de São Paulo:
Imagens valem mais que mil palavras
Agora após ler a análise, pense com calma, compare com outros aeroclubes, faça as contas, veja os aspectos positivos e negativos e tudo mais. Mas como dica final posso dizer: Jamais pesquise sobre um aeroclube apenas pela internet ou telefone, vá pessoalmente e veja tudo por si mesmo, pois como todos sabem, opinião é como CHT, cada um tem a sua.
Caso você deseje se aprofundar ainda mais na pesquisa sobre o ACSP, indico também esse post e este outro de um blog parceiro do Canal Piloto, o “Para Ser Piloto” do nosso amigo Raul Marinho.
Abraços
Sales
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