Olá amigos do Canal Piloto!
Meu nome é Eliabe Cardoso, tenho 19 anos e em breve pretendo ganhar os céus, uma vez que já tenho o CMA e também já realizei a prova da ANAC. Atualmente sou aluno do curso Superior Tecnológico em Transporte Aéreo da Universidade Guarulhos (UnG) na qual curso o 3º semestre, com previsão de término para o final deste ano.
O que irei discorrer no texto abaixo é uma apresentação da minha história e também do curso de Transporte Aéreo da Universidade de Guarulhos.
Final de 2012 havia terminado o ensino médio em uma escola pública e grande era o meu desejo de ser seguir carreira na aviação, foi aí que peguei um folheto de cursos da Universidade Guarulhos, e vi lá “o curso de Transporte Aéreo”. Logo de cara eu me identifiquei, pensei mais ou menos assim:
“Universidade de Guarulhos é uma boa opção”, uma vez que minha tia havia feito pedagogia e se formado por esta instituição. Logo após ver o folheto, olhei o preço, e estava acessível. Então, fui até a secretaria me informar um pouco mais sobre o curso, e acabei recebendo algumas informações que precisava, além do que eu poderia me tornar fazendo o tal curso.
Fiquei feliz pelo belo atendimento prestado a mim, já que, desse modo, pude realizar minha matrícula e ingressar de imediato no curso de Transporte Aéreo.
A partir daí comecei a estudar. No início, confesso que algumas coisas não consegui absorver muito, pois o ensino médio da escola pública era muito diferente da Universidade. No entanto, com alguns bons amigos e com dedicação, consegui me adaptar e, hoje digo que foi simplesmente fantástico! Desde então, consegui absorver as matérias lecionadas na Universidade.
No primeiro semestre, tivemos matérias básicas de Legislação, Emergência e Conhecimentos Gerais de Aeronaves. No segundo semestre foi um dos módulos mais difíceis que encontrei, pois neste módulo, tínhamos que aprender em Navegação como manusear o computador de voo, cálculos de latitudes, longitudes, instrumentos como VOR e ADF, cartas de subida e descida.
Já em Meteorologia, tínhamos que aprender altimetria, processo adiabático, atmosfera terrestre, massas de ar e frentes, entre outros, além dessas tínhamos Teoria de Voo e também Conhecimentos Técnicos de Aeronaves.
No início, achei que não conseguiria, mas com estudos e alguns amigos que já eram pilotos e que cursavam o curso, consegui superar a dificuldade e aprender todos esses assuntos, em especial os “ajustes de altimetria” e o “querido Computador de Voo” :)
Pra mim, a matéria de Regulamentos de Tráfego Aéreo foi uma das melhores do curso, pelo fato talvez de ser a mais próxima da aviação, pois nela pude compreender os espaços onde posso voar dependendo do tipo de voo, a fraseologia e os órgãos de tráfego aéreo, a realizar um Plano de Voo, entre outros.
Pude perceber que a disciplina de Teoria de Voo envolve bastante física, e no Ensino Médio não gostava nem um pouco de Física, já que as minhas notas eram péssimas, mas quando se gosta do assunto e se aplica a aviação, tudo fica mais fácil, portanto a física voltada às aeronaves foi super bacana de aprender.
E para finalizar com uma grande surpresa, no 3º semestre o qual estou cursando, o nosso curso foi reconhecido com nota 4 pelo MEC (Ministério da Educação), realmente fiquei muito feliz com isto, não só eu como todos os alunos da Classe.
Atualmente temos um laboratório de Simulação em Despacho de Voo que para estudar a disciplina de planejamento de voo e navegação é muito bom, lá podemos consultar cartas aéreas, além disso, temos professores excelentes.
Por exemplo, alguns pedagogos possuem formação pelo ITA, USP, INPE. Temos também um professor que é controlador de Tráfego Aéreo da Torre de Guarulhos e outro que é Despachante Operacional de Voo. Enfim, todos têm vários requisitos da aviação, na qual não me recordo no momento.
O que diz o MEC sobre o Curso.
“O tecnólogo em Transporte Aéreo atua no planejamento logístico e operacional de um sistema de transporte aéreo. Deve gerenciar recursos humanos e materiais para o desempenho de diversas tarefas, de acordo com a legislação geral e específica. Este profissional tem ainda as seguintes atribuições:
- Planejar serviços e implementar atividades;
- Administrar e gerenciar recursos;
- Promover mudanças tecnológicas;
- Aprimorar condições de segurança, qualidade, saúde e proteção ambiental dos processos da Aviação Civil;
Despachante Operacional de Voo, Gerente ou Supervisor em Aeroportos, Gerente ou Supervisor de Empresa Aérea e Operador de Atendimento Aeroviário são algumas das possibilidades de atuação deste profissional.
Desse modo, optei por fazer o curso e paralelo e independente, desenvolver minha carreira de piloto, já que o curso possibilita ter uma boa base de gerenciamento, o que me possibilita um dia desenvolver junto à carreira de piloto um cargo de gestão em uma companhia aérea.
É isto, tirem as suas conclusões sobre a apresentação do curso, qualquer dúvida estou a disposição, o que eu puder lhe ajudar para fazer sua graduação na UnG, conte comigo.
Abraços leitores
Foi um prazer redigir este artigo.
Eliabe Cardoso
eliabebinho1@hotmail.com