Aproximação Estabilizada 04

posted in: Eliabe Cardoso, Textos | 0

Oscar Lima Alfa amigos do Canal Piloto.

Sou o Eliabe Cardoso, conhecido na EJ com o nome de pista ‘Cardoso’.

Hoje, direi como foi o meu Ground School da aeronave na qual eu voo, Cessna 152.

Sábado, dia 8 de Junho de 2013, acordei pela manhã, me arrumei e sai de casa. Como eu moro um pouco longe de Jundiaí (moro em Guarulhos, próximo do Aeroporto Internacional), decidi sair cedo, às 8h da manhã (se não me engano), para chegar cedo na escola e conhecer um pouquinho mais sobre quem será o instrutor e para acompanhar a rotina dos pilotos em instrução, porque logo após o Ground caso for aprovado, era um futuro piloto.

Eu decidi ir de metrô na ida até Jundiaí. Peguei ele no terminal Tucuruvi, fui até a Luz, fiz baldeação e peguei a Linha 7 Rubi, que é a qual iria me levar até Jundiaí. Foi muito cansativo, pois demorou bastante pra eu chegar até ao aeroporto, foram uns 45 minutos apenas dentro do metrô, mas tudo bem.

Como havia saído cedo de casa, não me preocupei tanto assim com o horário. Suponhamos que:

Ônibus até Tucuruvi: 1 Hora.

Viagem de metrô: 4 Horas.

Ônibus em Jundiaí até ao aeroporto: 1 hora.

Às oito horas da manhã, saí de casa. Às 9h, cheguei no terminal em São Paulo. E às 13h, cheguei em Jundiaí. Logo após, peguei um ônibus até ao aeroporto. Uma hora depois, cheguei no aeroporto (por volta das 1:30h), e o meu Ground estava marcado para as 14h, quase que eu perco o horário

Enfim consegui chegar, tinha eu e mais um aluno para o Ground, sendo que eu e o instrutor estávamos na espera do aluno chegar. Às 14h, ele chegou e logo fomos para a sala de aula aprender sobre o equipamento na qual iríamos pilotar. Foi bem tranqüilo, havia estudado bastante o manual do C-152, estava bem preparado.

O instrutor apresentou alguns slides para que ficássemos mais a par do assunto e conversamos um pouco. Em seguida, ele nos deu uma provinha de 20 questões, eu fiz e acertei todas! Estava realmente fera sobre a aeronave. À seguir, preenchemos uma ficha de peso e balanceamento (o instrutor e nós fizemos juntos), na qual eu já tinha visto na faculdade, foi bem tranqüilo.

Simulamos alguns vôos entre SBJD e SDIO (Jundiaí e Itápolis) e fizemos mais uma para fixar bastante, SBJD e SBMT. (Jundiaí e Marte). Foi tudo tranqüilo, após saímos um pouquinho da sala e fomos para a aeronave, ver tudo aquilo que aprendemos se tornar realidade!

O momento foi inesquecível, sorrisos vindo a tona.

Chegamos até uma aeronave que estava parada no pátio, pegamos o documento pra fazer uma inspeção pre-voo seguimos (Eu e o outro aluno) o Check-list enquanto o instrutor estava dando algumas dicas de como agir e etc.

Fomos até ao painel, e ele foi apontando cada instrumento, uma coisa magnífica, o primeiro contato com a aviação!

Em seguida foi possível nós dois fazer o acionamento junto do INVA, primeiro foi ele (o outro aluno), e eu fiquei observando pelo lado de fora os momentos.

Após ele, chegou o meu tão esperado momento.

Sentei-me no lado esquerdo da aeronave, peguei o check-list e comecei realizar os itens com a ajuda do INVA, a hora de acionar a aeronave, foi um momento incrível, é tão gostoso poder ver tudo aquilo se tornando realidade, ligamos a bateria, checamos o lado de fora da área da hélice, não havia pessoas/objetos e aí então ligam-se os magnetos em seguida demos a partida!

Levamos manetes pra frente, hélice girando a 1700 RPM (Rotações por Minuto) Testamos os magnetos, houve uma queda de 50 RPM mais ou menos em cada um deles, então estava bom porque é pra cair até 125RPM, e a diferença entre eles é de 50RPM.

Após ter feito isto, o INVA nos instruiu de como séria os voos e tals, os testes sobre magneto, a limpeza das velas, corte de mistura e tals, até aí já era umas 18 Horas, foram 4 horas apenas de explicações sobre o avião, mas foram talvez as 4 horas mais felizes de até então, porque ligar uma aeronave, dar potência na mesma é uma coisa sensacional.

Então por hoje é isto pessoal. Logo vou escrever sobre o meu primeiro voo e também sobre a abertura da minha porta e minha reação em voo! kkkkkk

Abraços, Tango Positivo!!! (T+) :)

Eliabe Cardoso
eliabebinho1@hotmail.com

Renato Cobel
Redes