Aproximação Estabilizada 06

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Olá amigos aviadores.

Sou o Eliabe Cardoso e esse é mais um dos meus textos sobre o Prático de Piloto Privado na EJ, em Jundiaí (SBJD/QDV).Nesse texto, relatarei cada momento do segundo voo.

Vamos nessa? Todos a bordo?! Atenção tripulação, decolagem autorizada!

No meu segundo voo, acordei bem cedo devido a ansiedade, me arrumei e esperei algum tempo para ir até ao aeroporto, uma vez que meu voo era um pouco mais para o fim de tarde e demoro 3 horas para chegar até ao local.

Tomei banho, comi alguma coisa e em seguida saí com destino a felicidade, ops, aeroporto!! Haha, cheguei era mais ou menos as 13:00 horas no aeroporto, me identifiquei, e fiquei aguardando a instrutora (Nesse dia voei com a Nicole, uma instrutora super gente fina, muito legal mesmo, tem uma ótima didática de ensino) chegar do voo anterior para eu me preparar para o nosso.

Mas como era cedo e aquele dia toda hora estava saindo voos, ela chegava e saía, e eu ficava esperando, observando, spotteando as aeronaves, ouvindo a comunicação terra-ar em um local que há reservado no aeroporto para os pilotos e visitantes e etc, aproximado 15:30 pousa nossa aeronave e eu me preparo para o voo.

Nosso voo era aproximadamente as 16:20, portanto havia bastante tempo.

Assim que a aeronave pousou, minha INVA estava muito atarefada, foi fazer o de-briefing com o outro aluno que havia pousado com ela na mesma aeronave EJT, enquanto eu fazia as inspeções visuais sem o auxílio do INVA.

Só que, dessa vez, eu também não havia passado a notificação, assim como a vez anterior, uma vez que, na primeira, meu instrutor que passou devido ao horário e não tive tempo depois do voo de conversar com ele a respeito.

Mas terminado o de-briefing do aluno anterior, eu também já havia terminado as inspeções, a INVA Nicole me chamou para o meu briefing para nós decolarmos.

Não comentamos nada sobre o voo. Ela somente me deu uma explicação sobre a notificação de voo, imprimiu um modelo e me deu ele para que eu pudesse passar sem o auxílio da mesma.

Após impressa a notificação, fui até a sala AIS para passar no software do computador da sala AIS para voar, até aí já era aproximadamente 16:00. A sala não fica tão perto do aeroporto, dá uns 300 metros, apressei os passos e passei conforme ela pediu, sem o auxílio da mesma.

Retornei, fomos ao voo, foi bem tranqüilo, atmosfera estava bem calma, ventos de até 06 nós, tivemos ida e volta pelo portão 3 para a área 460.

Decolamos da 36 se não me falha a memória, curvamos a direita e pegamos proa do portão 3, fizemos algumas manobras exigidas pela lição, mas até então nada de muita coisa, somente mais aplicação de minha parte nos comandos e check-lists da aeronave.

No pouso, como havia mudado o vento, pousamos na cabeceira oposta, 18.

O voo foi tranqüilo, somente a INVA me cobrou (eu acho bom quando esperam algo de mim, me incentiva) que eu decorasse os Check-Lists, e ela realmente estava correta.

Enquanto você está lendo ali e executando na aeronave, está perdendo tempo no solo. Quanto mais tempo voarmos, melhor.

Esse apenas foi a cobrança nessa aula, e também decorar os Briefings de Emergência e decolagem.

Por hoje é apenas isto, foi minha segunda aula, portanto sem novidades!

Abraços leitores do Canal Piloto, até a próxima!

Eliabe Cardoso
eliabebinho1@hotmail.com

Renato Cobel
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