Aproximação Estabilizada 09

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Olá novamente amigos do Canal Piloto.

Sou o Eliabe Cardoso, atualmente cursando PPA prático na EJ e Transporte Aéreo pela Universidade de Guarulhos.

E no texto de hoje abordaremos sobre como e o que foi a minha PS06!

Após chegar ao aeroporto de Jundiaí, sento e espero meu voo chegar. Adoro ficar observando as aeronaves taxiando, pousando e decolando, relembrando todos os procedimentos de decolagem e pouso, uma vez que fica próximo das taxiways, pátio e hangares da escola onde estudo.Após passar algum tempo, vejo o instrutor que eu iria voar, me apresento e junto a ele aguardávamos a nossa aeronave chegar, o avião no qual iríamos voar seria o PR-EJQ.

Quando o avião chegou, abri e peguei os documentos juntamente aos meus pertences e os guardei na parte do bagageiro, claro, após conferir se todos os nossos documentos estavam a bordo.

Alguns leitores devem estar se perguntando quais documentos são esses, vou listá-los para o melhor entendimento da leitura:

  •  Certificado de Matrícula;
  •  Certificado de Aeronavegabilidade;
  •  Diário de Bordo;
  •  Diário de Manutenção;
  •  Manual Original;
  •  Lista de Verificações (checklists);
  •  Seguro Obrigatório;
  •  Licença de Estação;
  •  Ficha de Peso e Balanceamento;
  •  Ficha de Inspeção Anual de Manutenção (FIAM);
  •  NCSA 3-13;

Esses são os documentos obrigatórios que devem estar a bordo da aeronave durante o voo.

Após inspecionar o avião, cuja eu adquiri nota 5. Ou seja, excelente. Sentamos, ajustamos os cintos e fomos voar!

A visibilidade as 12:00 estava ótima, mas a atmosfera totalmente ao contrário… estava muito turbulenta!

Naquele dia, iríamos voar 2 horas seguidas, mas como era o início da tarde, e nela o sol estava raiando forte, foi decido voar apenas uma hora. Porque voar com atmosfera turbulenta, e precisar fazer algumas manobras para um jovem com apenas 6 horas de voo, é um grande sacrifício. Sabemos que nem sempre a atmosfera estará perfeita igual a do Flight Simulador, e voar com atmosfera turbulenta, sem dúvida, é adquirida uma grande experiência. Mas para um piloto novato, isto não é algo muito legal, uma vez que ele não há experiência nem em atmosfera perfeita.

No voo foi bastante cobrado a orientação espacial. Por exemplo, esta carta é a qual os pilotos voam quando estão começando, para quem não entende nada de aviação, não se preocupe, você irá entender. (Veja a carta aqui)

Procure por Jundiaí, após, procure escrito por Portão 2 e em seguida um corredor, que leva o nome de QUEBEC, quando dizemos que o nome do corredor é QUEBEC, seria o mesmo que dizer que o nome daquela rua é João, por exemplo.

Para irmos para a SBR460, partindo de Jundiaí, devemos então ingressar no portão 2, entrar no corredor QUEBEC, ir até a posição CRUZEIRO, e aí então entrar na área SBR460.

Entenderam? Se sim, meus parabéns, caso não entenderam, relaxe, no final do texto tem meu Facebook, entre em contato comigo, terei o maior prazer em ajudá-lo, caro colega!

Durante o corredor QUEBEC, e dentro da área 460, o instrutor de voo me perguntava inúmeras vezes onde fica Jundiaí, onde fica Itatiba, onde fica Bragança, e eu teria que respondê-lo, e era minha obrigação saber, uma vez que já era minha 6ª vez indo para aquele local.

Tudo correu muito bem, consegui atingir um bom nível na instrução da orientação espacial, no retorno o instrutor me apresentou a Coordenação de 2º tipo, que eu pensava que era muito difícil e é fácil, me enganei, no próximo texto detalho ela melhor.

Voltamos e pousamos suavemente.

E assim foi a minha PS06, aviadores.

Até a próxima com a PS07, meus contatos estão logo abaixo, caso tenham dúvidas e assim como eu, pensam que alguma manobra é difícil, entre em contato, vamos ajudá-lo da melhor forma possível.

A humildade é tudo na aviação.

Aquele abraço, e até a próxima! ;)

Eliabe Cardoso
eliabebinho1@hotmail.com

Renato Cobel
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