Autodidata de PPA 05

posted in: Juliana Beliki, Textos | 10

Autodidata de PPA 05
Texto: Juliana Beliki – Vitrine: Eduardo Godoi

Oscar Lima Alfa!

Hoje eu vou desabafar, posso?

Semana passada, fui à ANAC me informar sobre uma questão que alguns leitores comentaram: quando me inscrever? Com o início do RBAC 61 em 22 de junho, esse era o limite para me inscrever ou para fazer a prova? Para mim, sempre pareceu óbvio que era a primeira opção simplesmente porque a segunda não faz sentido.

E se uma pessoa se inscreve dentro do prazo, mas não há vagas antes do dia 22? Que culpa ela tem se a procura foi alta? Enquanto isso, e se uma pessoa de outra cidade consegue vaga na ANAC de lá, quando se inscreveu no mesmo dia do sujeito do exemplo anterior? Isso, pra mim, é bem errado, sem sentido e uma regra que coloca o candidato dependendo da sorte, DA SORTE. 

Mas sim, é bem assim. E descobrir isso me desanimou bastante. Eu não marquei minha prova porque o plano era fazê-lo quando estivesse terminando o cronograma.

Por mais que eu tivesse feito um plano com horários programados pra estudar o PP, não consegui ignorar completamente a faculdade. Assim, eu atrasei bastante coisa.

Mas não tinha problema, já que meu cronograma contava com contratempos e atrasos. Só não me programei pra contar com a sorte também, e a ANAC do Rio deve estar com a agenda fechada para autodidatas. 

“O quê? Você não tentou se inscrever?”. 

Não. O homem com quem eu falei me disse que, se eu me inscrevesse e não encontrasse vaga, poderia abrir um processo para pedir a devolução do dinheiro.

Mas e se eu encontrasse vaga pro dia seguinte? Perderia o direito a esse processo e com certeza não passaria na prova. E eu não tenho condições de apostar 250 reais! 

Eu imaginei que algo poderia dar errado, mas preferi trabalhar com a segurança de que iria pra prova preparada e não ia virar noites às vésperas do grande dia pra concluir o programa.

Essa missão será cumprida! A quase certeza de que eu vou ter que fazer o curso numa escola de aviação (aquele homem não tinha acesso à agenda de provas) me tirou a alegria por alguns dias. Eu me planejei tão certinho, mas vou pagar um preço alto (literalmente) por não ter arriscado.

Ainda acho que as informações no site da ANAC são vagas e talvez até caiba um recurso pra poder fazer a prova (alguém sabe se em algum documento fica especificado “o que” tem que ocorrer até o dia 21? Se inscrição, prova ou segunda época?), mas não creio que a dor de cabeça valha a pena.

No entanto, o que não tem solução, solucionado está! Decidi continuar estudando como autodidata mesmo assim. Por quê? Porque estarei estudando o que amo. Porque preparo uma base pro caso de ter que ir pra escola de aviação e reestudar tudo.Porque pode ser que eu consiga uma data livre. Porque me dá conteúdo pra escrever pro Canal Piloto, que é a maneira que eu tenho de ajudar os autodidatas que vão fazer a prova. E porque voar não é pra pessoas que desistem diante de dificuldades.

Bom, pra não passar a parte das dicas em branco, até porque sua prova está chegando, quero dizer que muitos leitores enviam comentários, mensagens no Facebook e e-mails contando suas histórias – ótimas, por sinal – e me dando dicas também.

Uma que eu acho muito importante é sobre os simulados. A dica é: faça! Faça muitos! Compre uma coletânea e faça! Procure as questões da Bianch aqui no Canal Piloto, ou na própria página da loja no Facebook. É a melhor forma de medir seus conhecimentos, sua memória e sua fraqueza.

Tá manjando muito? Ótimo! Tá manjando pouco? Reestude o assunto, talvez até o capítulo inteiro. Procure pelos tópicos mais importantes. Releia suas anotações (você tem anotações, né? É importante tê-las porque servem como uma forma rápida de pesquisa do que é mais relevante).

Aproveite e procure também aquele assunto que mais te deixou com dificuldade. Verifique se você ainda lembra. E, definitivamente, verifique seus mnemônicos. Apesar de serem uma forma inteligente de decoreba, podem deixar de fazer sentido depois de algum tempo sem uso.

Por fim, quero agradecer a todos que me enviam comentários, histórias e dicas, que são sempre muito úteis e interessantes. Apesar de às vezes eu demorar pra respondê-los, eu respondo sim! E mais uma vez peço pra se identificarem como leitores do Canal Piloto para eu aceitá-los no Facebook =)

Boa prova e bons vôos!

Juliana Beliki
juli.ana_jb@hotmail.com

Renato Cobel
Redes