Autodidata de PPA 06
Texto: Juliana Beliki – Vitrine: Eduardo Godoi
Senhores cada-vez-mais-perto-de-serem-aviadores, tudo bem?
Estamos chegando na reta final do teórico autodidata. A prova de muita gente está perto e agora é hora de iniciarmos o ataque final. Vou tentar dar algumas dicas, mas quem tiver algo a acrescentar, por favor, escreva nos comentários =)
Os estudantes que ainda não concluíram seu plano de estudos precisam dar um gás agora. É verdade que um tempo dedicado ao lazer é essencial, mas sejamos objetivos: em primeiro lugar, o tempo que você dedica ao descanso é suficiente ou mais que suficiente?
É muito fácil perder horas na internet, na TV ou no videogame. Nós nos convencemos de que estamos relaxando a mente quando estamos, na verdade, perdendo tempo.
Em segundo lugar, dependendo de quão próxima sua prova está (daqui a uma ou duas semanas, na minha opinião), provavelmente vale a pena até abrir mão de quase todo o lazer. É, também, um momento que a família e os amigos precisam dar apoio e compreender a necessidade da dedicação. Prometam que, depois que a prova passar e vocês forem aprovados, é com eles que vão sair pra comemorar. E cumpram!
Já os estudantes que estudaram todo o conteúdo e só estão aguardando o dia chegar, precisam manter revisões no seu dia-a-dia. A internet está cheia de resumos, e o próprio Canal Piloto tem materiais de estudo muito bons. Se você costumava estudar fazendo anotações, é hora de revê-las.
Eu costumo anotar quando não entendo perfeitamente um conceito ou mesmo um capítulo pra depois, com um conhecimento mais completo, voltar e aprender de vez. Caso você faça algo similar, procure suas dúvidas e sane-as.
Uma dica que vale para todos: como eu mencionei na última publicação, fazer simulados é essencial! Não foi coincidência vários leitores terem me falado isso. Quando você treina em simulado, é pego por um assunto aleatório pra verificar se de fato aprendeu a matéria.
Se não souber a resposta ou tiver dúvidas, basta pegar o livro e reler o que não ficou totalmente fixado. É mais satisfatório estudar assim que relendo anotações (embora eu não as dispense), que é uma forma passiva de estudo. Se seu tempo estiver apertado, sugiro que opte pelo simulado.
Simulados também são importantes para deixar o candidato familiarizado com a banca da ANAC. Já vi muita gente que manjava de um determinado assunto se prejudicar na hora prova por puro nervosismo.
Quando você sabe exatamente o que espera (isto é, o estilo de perguntas que a ANAC faz), vai mais preparado e com bem menos medo. Só guarde um pouquinho de insegurança pra ler as questões com calma e não ser pego por nenhuma “pegadinha” ou afobação.
Um outro motivo que me faz julgar tão importantes os simulados é a administração do tempo. Se não me engano, são 3 horas disponibilizadas (me engano?). Desligue o celular, peça um tempo pro pessoal de casa e marque no cronômetro. Ou no relógio, mesmo. Parece uma coisa boba, mas se o tempo acabar, sua prova será fechada automaticamente e o que passou, passou.
Se no treinamento você vir que extrapolou o tempo, vai precisar fazer algumas mudanças na abordagem às questões, como deixar por último as que você não sabe e precisará chutar por penúltimo as que você vai precisar forçar um pouquinho pra lembrar.
Talvez você também concorde que é melhor começar pelas disciplinas que tem mais facilidade e terminar pelas mais difíceis (até porque começar uma prova tendo dificuldades é desanimador!). Enfim, fazendo simulados você vai descobrir como se dá melhor com a prova da ANAC.
Não se esqueçam de verificar o tempo de antecedência com que devem se apresentar, o caminho/ônibus pra chegar lá, o material que podem levar, o que não podem levar, se alimentar bem, ir ao banheiro antes… Pareço mãe?
Não, pareço alguém com experiência pra dizer que nada é pior que estar com fome ou apertado durante uma prova. Você não vai querer perder sua concentração por trivialidades.
Mais uma vez, peço para deixarem outras dicas e conselhos nos comentários, porque com certeza vão ajudar muita gente! Também queria pedir pra, quem se sentir à vontade, compartilhar sua experiência na prova. Pode ser no meu e-mail ou Facebook, mas seria interessante se postarem nos comentários pra todo mundo ver, afinal, tem muita gente interessada em saber. Então, quem quiser, o espaço está aí =)
E só reforçar o pedido pra se identificarem quando me adicionarem no Facebook. Um “oi, sou leitor do Canal Piloto” por inbox é suficiente, só pra eu saber que você não é uma daquelas pessoas aleatórias que aparecem adicionando por motivo nenhum haha.
Abraços e boa prova! Estou torcendo por você!
Juliana Beliki
juli.ana_jb@hotmail.com