Nessa quinta-feira (13), o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, anunciou que o Brasil doará quatro helicópteros à Bolívia e informou que em breve iniciará os primeiros voos de um avião não-tripulado para vigiar a fronteira de 3,4 mil quilômetros dos países.
Junto com seu colega boliviano, Carlos Romero, Cardozo fez esse anúncio após participar de outro encontro com autoridades judiciais para preparar uma reunião sobre acesso à Justiça no Mercosul que será realizada no Brasil.
O ministro destacou que analisou com Romero os detalhes para concretizar a doação dos helicópteros em poucos dias, e também que o governo mantém a decisão política de compartilhar com a Bolívia as operações de um VANT para vigiar a fronteira perante ações ilícitas.
As operações do VANT enfrentaram problemas burocráticos derivados do contrato de manutenção da aeronave, mas que serão resolvidos para começar em breve os voos, de acordo com o ministro. Vale lembrar que o VANT da Polícia Federal encontra-se parado há quase sete meses.
Os dois países sul-americanos devem adaptar sua normativa para as operações conjuntas no marco do respeito a seus respectivos espaços aéreos.
Brasil e Bolívia possuem relações totalmente amigáveis, exceto por alguns incidentes, como o aumento do preço do gás natural que a Bolívia vende para a Petrobras. Além disso, vários exercícios militares são feitos com a participação das duas nações, como o BOLBRA II, onde participaram as duas forças aéreas.
Por Antonio Ribeiro
Imagem: Reprodução