Caça da FAB destrói vidros do STF durante rasante

posted in: Canal Piloto Reporta | 10

Canal Piloto Reporta Canal Piloto TAM e ANAC são acionadas judicialmente pelo MPF

Nesse domingo, 1º de Julho de 2012, houve a tradicional troca da Bandeira Nacional, hasteada na Praça dos Três Poderes, em Brasília – Distrito Federal, que contou com a participação da Aeronáutica com dois caças Mirage e a Esquadrilha da Fumaça. Mas durante um voo rasante, um caça da Fab destruiu a fachada de vidro do Supremo Tribunal Federal (STF). 

O evento começou às 10h da manhã, com a participação de dois caças e uma apresentação da Esquadrilha. A troca da bandeira ocorre mensalmente, onde cada mês, uma das três forças armadas realiza o evento, com algumas apresentações: Exército, Marinha, Aeronáutica e Polícia Militar do Distrito Federal, não necessariamente nessa ordem. O Sexto Comando Aéreo Regional era responsável pela apresentação desse mês.

Os caças que participavam do evento eram dois Dassault Mirage 2000 (F-2000 na FAB), que podem atingir uma velocidade 2,2 vezes a do som, aproximadamente mais que 330 metros por segundo.“Um jato passou muito baixo, levantou poeira, tremeu o chão e o vidro quebrou, eu não estava esperando isso”, afirmou o estudante Lucas da Silva, que acompanhava a cerimônia.

“Chegou a abrir [a copa] das árvores. Assustou”, declarou Ismail da Silva, que viu o momento em que os vidros foram estilhaçados. A baixa altura do caça também foi notada pelo vendedor de água Matheus Carvalho, que afirmou: “Eu estava distraído e do nada ele apareceu. Ele estava muito baixo”.

“Eu fiquei assustada, porque eles vêm do nada”, disse Delmary Vasconcelos, que mora em Brasília há um mês e também acompanhava a cerimônia da troca da bandeira. Delmary ainda afirmou que só reparou que os vidros haviam sido quebrados após a passagem dos caças.  “Com o barulho não dava para se ouvir nada. Eu estranhei que ele estava muito baixo”, explicou.

“Fui pego de surpresa, só senti uma ventania junto a um estrondo, tomei um susto. Olhei pra frente e vi o caça passando e a vidraça quebrando. Foi demais.” relatou Athos Gabriel que também prestigiava o evento.

Após o incidente, a Fab divulgou uma nota oficial sobre o acidente. Leia na íntegra:

“O Centro de Comunicação Social da Aeronáutica informa que hoje (01/07), por volta de 10h20min, durante a solenidade de troca da Bandeira Nacional, na Praça do Três Poderes, em Brasília, duas aeronaves Mirage 2000 executaram sobrevoo do local. No momento da passagem, uma onda de choque causou danos às vidraças de alguns órgãos públicos.

O Comando da Aeronáutica já iniciou a apuração das circunstâncias do fato e irá ressarcir os prejuízos decorrentes.

Brasília-DF, 1º de julho de 2012.

Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno
Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica”

Por Antonio Ribeiro
Revisão: Athos Gabriel 

Renato Cobel
Redes