Codemar supervisiona retirada de aeronaves abandonadas no aeródromo de Maricá – RJ

posted in: Notas | 1

Há cinco anos publicamos um artigo contando a história de aeronaves de treinamento que foram abandonadas em um centro de formação de Jacarepaguá. Os equipamentos haviam sido pouco utilizados, alguns com somente 11 horas de voo nos registros. Recentemente a situação mudou, segundo comunicado de imprensa.

“Seis aeronaves – cinco aviões monomotores e um helicóptero -, começaram a ser desmontados no dia 06/03, no Aeródromo Municipal de Maricá, por técnicos do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), sob a supervisão de um funcionário da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A operação fez parte do processo de transferência e recuperação das aeronaves, doadas para o IFSP de São Carlos (SP), onde funcionam um aeródromo e uma escola de formação de pilotos” diz Bruna Gonçalves da Codemar.

Segundo Daniele Silvério, a legislação da ANAC determina apoio e suporte técnico para manter as escolas de pilotagem funcionando no padrão, isso incluindo a doação das aeronaves.

Os modelos foram desmontados e transferidos de caminhão para a cidade do interior de São Paulo. A relação inclui um helicóptero Schweizer 300, de instrução de voo e resgate, 3 monomotores Aero Boero, de fabricação argentina, prefixos PP-FGO, PP-FLI e PP-FGX e um monomotor Piper ‘Corisco’.

“Todos estão em condição de recuperação e funcionamento. A Prefeitura foi zelosa com os bens da ANAC, que são um patrimônio federal e público”, acrescentou o técnico da Anac Hugo Velter, responsável pelo recebimento das aeronaves. O trabalho foi encerrado no mesmo fim da semana.

Lucas Ferreira
Redes