Companhias aéreas brasileiras estão em último lugar em lista de segurança

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Nessa sexta-feira (11), a consultoria alemã Jacdec, que acompanha todos os acidentes e incidentes que ocorrem no planeta, divulgou a lista das companhias mais seguras e inseguras para se voar no mundo. 

Em anos passados, a TAM vigorou em último lugar na lista, mas passou para 59ª posição nesse ranking, entre sessenta empresas. Já a Gol ficou um pouco acima da concorrente, na 57ª posição.

De acordo com o estudo, zero representa total segurança. A empresa do tapete vermelho teve média 1,077 – apenas melhor que a da taiwanesa China Airlines (1,171). Enquanto isso, a Laranjinha recebeu 0,790, sendo que a melhor avaliada, a finlandesa Finnair, teve índice 0,005.

O cálculo é feito com base na quantidade de acidentes ocorridos nos últimos trinta anos, relacionados com a quilometragem já voada e o número anual de passageiros de cada empresa.

Nenhuma das nove melhores colocadas registrou acidentes no período, mas algumas delas foram fundadas recentemente, como a Etihad Airways, dos Emirados Árabes Unidos, que foi criada em 2003.

Com base no levantamento, a TAM (fundada em 1976) teve seis grandes acidentes aéreos desde 1983, resultando em 336 mortes. No caso da Gol (fundada em 2001), a consultoria considera um acidente no mesmo período, causando 154 mortes (Voo 1907).

Já na quantidade de acidentes desde 1983, as recordistas são Aeroflot-Russian Airlines e American Airlines (10), seguidas de US Airlines e Korean Air (9) e Air France (7). No número de mortes no período, apenas China Airlines (755), Korean Air (687) e American Airlines (587) superam a TAM.

A ABEAR afirmou que o levantamento “de maneira alguma” reflete a situação atual de segurança das companhias aéreas. “Essa não é uma avaliação de segurança, apenas um apanhado sobre acidentes”.

Segundo a associação, a metodologia do ranking leva em conta apenas os acidentes das companhias aéreas nos últimos 30 anos e o número de mortes, sem considerar qualquer iniciativa, certificados, auditorias de órgão independentes ou qualquer outro procedimento de segurança adotado pelas companhias.

O diretor de Segurança e Operações de Voos da ABEAR, Ronaldo Jenkins, afirmou em nota que a entidade afirma que faz um levantamento do histórico de acidentes, considerando também o número de fatalidades envolvidas: “Este índice realmente não avalia o nível atual de segurança de uma empresa aérea. O padrão utilizado não traduz a situação de segurança ou insegurança de uma empresa”.

Confira as 15 empresas melhores colocadas e as 15 piores, a partir do índice de segurança de 2012:

1. Finnair (Finlândia) – índice 0,005 
2. Air New Zealand (Nova Zelândia) – 0,007
3. Cathay Pacific (Hong Kong) – 0,007
4. Emirates (Emirados Árabes Unidos) – 0,008
5. Etihad Airways (Emirados Árabes Unidos) – 0,008 
6. Eva Air (Taiwan) – 0,009
7. TAP (Portugal) – 0,009
8. Hainan Airlines (China) – 0,010
9. Virgin Australia (Austrália) – 0,010
10. British Airways (Reino Unido) – 0,011
11. Lufthansa (Alemanha) – 0,011
12. All Nipon Airlways (Japão) – 0,012
13. Qantas (Austrália) – 0,012
14. JetBlue Airways (Estados Unidos) – 0,013
15. Virgin Atlantic (Reino Unido) – 0,015

46. Asiana (Coreia do Sul) – 0,188
47. Japan Airlines (Japão) – 0,201 
48. China Southern Airlines (China) – 0,204 
49. Iberia (Espanha) – 0,222
50. SAS (Suécia) – 0,278
51. SkyWest Airlines (Estados Unidos) – 0,282
52. South African Airways (África do Sul) – 0,287
53. Thai Airways (Tailândia) – 0,316
54. Turkish Airlines (Turquia) – 0,524
55. Saudia (Arábia Saudita) – 0,544
56. Korean Air (Coreia do Sul) – 0,642
57. GOL Transportes Aéreos (Brasil) – 0,790
58. Air India (Índia) – 0,931
59. TAM (Brasil) – 1,077
60. China Airlines (Taiwan) – 1,171

Por Antonio Ribeiro
Imagem: Frederico Cavalcante

Renato Cobel
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