Concessionária assume administração do Aeroporto de Viracopos (SP)

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À meia-noite dessa quarta-feira (14), o consórcio Aeroportos Brasil, vencedor do leilão do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), assumiu totalmente a administração do aeroporto.

Com isso, o aeroporto é o primeiro de grande porte do país que passa a ser operado por um consórcio privado, após o leilão de concessão realizado pelo governo federal em Fevereiro. A transição em Guarulhos (SP) está marcada para essa quinta-feira (15) e em Brasilía (DF), para o dia 1º de Dezembro próximo.

O aeroporto internacional de Campinas será administrado pela Concessionária Aeroportos Brasil Viracopos durante 30 anos. O plano da iniciativa privada é investir R$ 9,5 bilhões ao longo das três décadas.

No dia 13 de Agosto passado, começou a transição entre as administradoras, no caso a antiga (INFRAERO) e a atual. Inicialmente, a concessionária pôde acompanhar o trabalho executado pela estatal. A partir dessa quarta, a responsabilidade passa a ser das duas, já que a INFRAERO ‘possui’ uma participação de 49% na administração.

Nessa etapa, a nova gestora do aeroporto terá o apoio da estatal. Para Fevereiro de 2013, caso o prazo não seja prorrogado, a concessionária assumirá totalmente a administração do aeroporto.

Todas as atividades do aeroporto, como gestão de recursos humanos, programas de segurança e vigilância, operações e manutenções do aeroporto serão de responsabilidade da concessionária. 

Nessa terça-feira (13), a iniciativa privada assinou um termo com a ANAC. No documento, as duas se comprometem a assumir o pagamento das despesas do aeroporto e passam a responder às exigências dos poderes públicos.

Com o acordo, a concessionária também será responsável pelos bens do aeródromo de Campinas no período de 30 anos, com o compromisso de devolvê-los na mesma condição na qual foram entregues.

De acordo com a ANAC, o controle do espaço aéreo do aeroporto continua sendo competência do DECEA.

A Concessionária Aeroportos Brasil Viracopos possui 51% de capital privado do aeroporto, dividido entre a UTC Participações S.A. (45%), Triunfo Participações e Investimentos S.A (45%) e Egis Airport Operation (10%). A INFRAERO possui 49%.

Por Antonio Ribeiro
Imagem: Reprodução 

Renato Cobel
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