Continue, porque está dando certo | Minha Proa 053

posted in: Artigos, Minha Proa | 6

Às vezes, um simples conselho pode mudar sua maneira de pensar.

Em uma manhã CAVOK, estava eu com um amigo indo de carro ao interior do estado, de onde iríamos trazer a aeronave dele para o novo aeródromo onde ela ficaria hangarada.

Durante as horas de viagem, a conversa alternou para a vida profissional. Ele foi me perguntando sobre o que eu planejava fazer profissionalmente nos próximos anos, quais eram meus planos na aviação.

Como me perguntavam por vezes, citei a resposta que já tinha em mente: “Eu tenho apenas dois objetivos profissionais: voar e trabalhar com aviação. Se no futuro eu virar Piloto de Linha Aérea, os dois requisitos serão atendidos; se eu for Instrutor de Voo, também; e se eu conseguir trabalhar apenas com o Canal Piloto e voar nos fins de semana, os dois itens também estarão inclusos. Portanto, se eu voar e trabalhar com aviação, estarei feliz”.

Meu amigo então percebeu que continuar trabalhando com o Canal Piloto era apenas um dos cenários, e eu confirmei que sair do projeto que iniciei era realmente uma possibilidade. Eu faria de tudo para que ele continuasse mesmo sem mim, mas até o total encerramento dele era algo que poderia ocorrer.

Nesse momento, o do tom de voz dele mudou para algo mais sereno. Tal qual um pai que dava um conselho ao filho, ele disse para eu repensar esse cenário. Segundo ele, eu havia conseguido realizar algo admirável com o Canal Piloto, e ainda hoje continuava a conquistar novas pessoas, que através do projeto conseguiam se informar e ingressar na aviação. Seria triste e ao mesmo tempo frustante ver algo com tamanho potencial cessar as atividades.

“Continue, porque está dando certo” – Foi a frase final dele.

Manter continuamente o Canal Piloto não é algo simples. Requer tempo, dinheiro e dedicação, coisas que nem sempre estão disponíveis em nossa rotina. Com isso, internamente resisti por alguns momentos em aceitar o conselho.

Continuamos a viagem, realizamos o voo, e eu comecei a retornar para casa, ainda pensando no que foi dito.

Poucos meses depois, recebi um telefonema de um amigo dono de uma empresa de aviação, através da qual já voei algumas vezes. Ele explica que um dos profissionais havia livrado a empresa, e que a nova vaga poderia ser minha se estivesse interessado. O pagamento era por hora, e fazendo as contas, eu poderia ganhar bem mais do que ganho com o Canal Piloto se trabalhasse em período integral por lá.

Nesse momento as palavras do meu amigo ecoaram em minha mente, e depois de um instante de silêncio, expliquei que durante a semana eu estava comprometido com outros projetos, o que me limitaria.

Ao invés de desligar para procurar outra pessoa, meu amigo propôs que eu comparecesse apenas aos finais de semana, se fosse o caso. Com um sorriso no rosto, aceitei.

Voar e trabalhar com aviação… e com o Canal Piloto. Foi a nova filosofia que adotei, graças a um conselho de amigo.

Alexandre Sales
Redes
Latest posts by Alexandre Sales (see all)