Canal Piloto 63 – Diferenças na instrução de voo

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Roteiro desse episódio:

Eu sou o Alexandre Sales, e esse, é o Canal Piloto

Então senhores hoje nós iremos falar de uma particularidade que eu encontrei durante a minha instrução nos aeroclubes, e provavelmente é algo que vocês também irão encontrar, que é a diferente maneira dos instrutores explicarem o mesmo procedimento.

Apesar dos instrutores de voo terem tido o mesmo treinamento e a mesma padronização ali no aeroclube, eles ainda são seres humanos e não robôs, portanto as vezes você pode se deparar com algumas situações de Checkmate na qual o instrutor vai explicar certo tipo de procedimento levando em conta a experiência dele e a maneira que ele considera a mais correta, bom mais vamos aos exemplos para vocês entenderem melhor.

Essas situações aconteceram durante a minha instrução inicial de piloto privado, e para os que ainda não começaram a instrução, dentre os treinamento que a gente em voo está a simulação de pane, momento no qual o instrutor corta o motor da aeronave, e você tem que achar um local pra pouso enquanto fala em voz alta todos os itens dos checklists de reacionamento do motor e aterragem sem potência.

Nessa fase do treinamento o instrutor normalmente antes do voo, lá na sala de brefing, vai pedir para você dizer todos os itens desses checks para ele saber se você de fato já decorou, e é ai que a situação começa, dentre os itens do checklist inicial dois itens estão no topo:

  • Manter velocidade de planeio
  • Procurar local para pouso

Até ai tudo ok, mas a pergunta que eu tenho para você que está assistindo e já é PP, PC, INVA, é: Na sua opinião qual delas vem primeiro? Manter a velocidade de planeio ou procurar local para pouso?

Bom, quando eu fui falar pela primeira vez isso no briefing eu citei que o primeiro seria procurar o local para pouso, ai o INVA já me interrompeu e me corrigiu explicando que, o correto é primeiro manter a velocidade de planeio porque caso a aeronave esteja muito rápido, você até poderá aproveitar essa velocidade para subir algumas centenas de pés enquanto a velocidade baixa para a velocidade de planeio, e ai sim você começa a descer na velocidade correta e já com com uma altura maior.

Então ok, entendi o que ele explicou, corcordei, fazia sentido então tudo certo. Ai no próximo voo novamente um outro instrutor me pediu para falar o procedimento da simulação de pane, então eu dessa vez muito seguro comecei:

  • Primeiro manter velocidade de planeio
  • Depois, procurar local para pouso

Ai o INVA para minha surpresa novamente me interrompeu falando que estava errado, e eu sem ficar usando aqueles argumentos de fulano me ensinou diferente e tal, simplesmente perguntei o motivo, e ele me explicou o seguinte:

Para você trazer a aeronave para a velocidade de planeio, compensar e etc, você vai demorar alguns segundos, e durante esses segundos a sua aeronave vai continuar voando, e pode ser que na sua esquerda esteja passando um local excelente para pouso, e quando você de fato for procurar o local ele já pode ter ficado para trás porque você gastou alguns segundos configurando a aeronave para o planeio.

Ai novamente pensando bem, de fato fazia sentido, então ok eu aceitei, e na minha cabeça naquele momento eu apenas achava que o instrutor anterior tinha me ensinado de um modo incorreto, e esse agora era o certo.

O problema foi que nos voos seguintes independente da ordem que eu falava alguns INVAs acabavam dizendo que aquele era o errado e que o correto era o outro, ou seja, cada um estava explicando de um modo.

Eu particularmente nunca fui fã daquele argumento de “mas o INVA tal me ensinou de outro jeito então vou fazer assim e ponto”, não, nesses casos eu sempre tento achar uma solução que concilie os dois, e de fato encontrei uma que me impediu de ser corrigido durante o resto dos voos do PP.

Sempre que me perguntavam qual era o procedimento para a simulação de pane, eu começava dizendo que:

“Primeiro procuramos um local pra pouso ENQUANTO mantemos a velocidade de planeio”, ou seja, as duas coisas ao mesmo tempo.

E desse modo todos os instrutores ficavam satisfeitos.

Ainda na instrução de Piloto Privado teve outro caso semelhante, e nesse também inicialmente eu vou começar com uma pergunta:

– Você, um aluno, foi lá e fez o check pré-voo na sua aeronave para deixar ela prontinha para o acionamento lá no pátio, mas ainda falta você fazer o briefing com seu instrutor, então você vai ter que abandonar a aeronave e ir lá para a sala falar com ele, a pergunta é: Nesses 5, 10 minutos, que você vai deixar a aeronave sozinha, você deixará ela com ou sem os calços nas rodas?

Na primeira vez que eu fui corrigido sobre isso eu havia deixado a aeronave sem os calços, e quando o instrutor me perguntou porque eu fiz isso eu simplesmente disso que um dos últimos itens do checklist era justamente: “Retire os calços”, e além disso aquela aeronave ainda possuia um freio de mão hidráulico, então ela teóricamente estava parada ali.

Então o INVA me disse que isso não é o correto pois já houveram casos em que o piloto deixou a aeronave sem os calços e com o freio de mão, mas o freio de mão pelo fato de ser hidráulico, pode vir a perder resistência do liquido com o passar dos minutos, como no caso de um vazamento, e desse modo a aeronave iria perder a ação do freio, e se o pátio for em declive ela pode sair andando e bater em outra aeronave.

Mais uma vez, argumento válido, entendi o raciocino, então ok.

No próximo voo lá fui eu fazer o check pré-voo e dessa vez deixei os calços, ai quando eu retornei com o INVA para a aeronave ele viu e perguntou:

– Ué Sales, esqueceu de tirar os calços?

Eu falei que deixei com os calços porque ia deixar a aeronave sozinha por alguns minutos, então ele ironicamente usou o mesmo argumento que eu havia usado “No checklist não está falando para tirar os calços? Então você pode tirar”, nesse momento sem citar o nome do outro INVA eu falei que já ouvi a história de pessoas que fizeram isso, o freio perdeu a resistência e aeronave saiu andando e tal.

Ai ele disse que isso está correto, mas as chances de você, um aluno em treinamento, esquecer de tirar os calços antes de acionar o motor são maiores do que as chances do freio perder a resistência e aeronave sair andando.

E mais uma vez eu me encontrava ali com dois argumentos válidos para um mesmo caso.

A solução que eu encontrei para esse caso foi que eu tentava nunca voltar para a aeronave junto com o instrutor, eu ia antes, tirava o calço, e se ele achasse que o correto era deixar sem, já estava sem, e se ele achasse que o correto era deixar com o calço, eu simplesmente falava que já havia tirado ele.

Então a moral da história é, você durante a sua instrução vai encontrar muitos casos assim, seja em solo, instrução de voo, padrão de comunicação com a fonia e etc, é claro que tudo tem limites, mas o que temos de destacar aqui é que cada instrutor teve um tipo de experiência, vivência e situações específicas que levam eles a aconselhar cada tipo de recomendação como essa, e o seu papel como aluno é tentar pegar cada conselho dado pelos seus instrutores e unir o melhor de cada um para assim você ter uma instrução mais rica e proveitosa.

Mas só por curiosidade eu quero você escreva ai nos comentários: E no seu aeroclube, qual era o padrão? Primeiro velocidade de planeio ou local pra pouso? E você costuma deixar a aeronave com ou sem calços?

Bom então é isso senhores, e como sempre, pilotem um livro, leiam um avião, e nunca se esqueçam de ter… mais agilidade!

Alexandre Sales
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